O tema do controle da Administração Pública é importante porque diz respeito a um dos princípios fundamentais reitores da função administrativa estatal, qual o respeito às regras daqueles agentes responsáveis pelo funcionamento dos diversos setores pelos quais são realizadas as atividades do ente público. Os desafios da contemporaneidade, cada vez mais complexos e mais urgentes, reclamam soluções ainda mais criativas, eficazes e sustentáveis; demandam, igualmente, a busca constante pela melhor relação entre os custos (financeiros e sociais) e os benefícios globalmente alcançados. Nesse contexto, o aperfeiçoamento do controle da ação administrativa é exigência sempre atual e requer a constante tenção da reflexão e da prática jurídica. Esta obra foi no desejo de ofertar aos interessados no tema uma pesquisa bastante alentada e um arcabouço teórico suficiente a inteirar-se do tema que envolve a atividade de verificação da atividade administrativa a ser realizada sob os comandos legais, nas suas obrigatórias fases.
Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati – Professora, advogada, jurista, conferencista e escritora. Mestra em Direito Público. Procuradora aposentada do Estado do Piauí.
Leandro Maciel do Nascimento – Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário e Mestre em Direito Constitucional. Procurador do Ministério Público de Contas do Estado do Piauí e Professor de Direito na Universidade Federal do Piauí.
SUMÁRIO
NECESSÁRIA EXPLICAÇÃO……………………………………………………9
INTRODUÇÃO……………………………………………………………………….13
1 CONCEITUAÇÃO DE CONTROLE………………………………………..15
1.1 CONCEITO: DIFICULDADE DE CONCEITUAÇÃO. A CONFUSÃO
DE NOMENCLATURA, NA DOUTRINA E NO DIREITO POSITIVO..15
1.2 DISTINÇÃO ENTRE CONTROLE, FISCALIZAÇÃO, INSPEÇÃO,
AUDITORIA, SUPERVISÃO, COORDENAÇÃO………………………….19
1.3 DIFICULDADE DE CONCEITUAÇÃO DO CONTROLE,
DIFICULDADE DE EXECUÇÃO, NA ADMINISTRAÇÃO PRIVADA
E PÚBLICA……………………………………………………………………………23
1.4 O CONTROLE E OS PRINCÍPIOS INFORMADORES DA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA…………………………………………………..29
1.5 IMPORTÃNCIA DA FUNÇÃO DE CONTROLE…………………….31
2 CLASSIFICAÇÃO DO CONTROLE………………………………………33
2.1 A DIVERSIDADE NOS CRITÉRIOS CLASSIFICATÓRIOS…..33
2.2 CLASSIFICAÇÃO DO CONTROLE………………………………….34
2.3 O CONTROLE DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA………..46
2.4 CONTROLE HIERÁRQUICO E TUTELA ADMINISTRATIVA..48
3 O AUTOCONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA………….51
3.1 O CONTROLE ADMINISTRATIVO LATU SENSU – ASPECTOS
TÉCNICO, BUROCRÁTICO, FINANCEIRO; A LEGALIDADE, A
MORALIDADE E A EFICIÊNCIA……………………………………………51
3.2 CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO CENTRALIZADA E
DESCENTRALIZADA – DISTINÇÃO…………………………………….56
3.3 O AUTOCONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA,
NO DIREITO BRASILEIRO – AUTOTUTELA. CONTROLE
HIERÁRQUICO. CONTROLE DE SISTEMA E DE ÓRGÃOS
AUTÔNOMOS……………………………………………………………………61
4 AUTUTELA ADMINISTRATIVA…………………………………………..65
4.1 CONCEITO………………………………………………………………….65
4.2 FORMAS DE EXERCÍCIO……………………………………………..66
4.3 ALCANCE DA AUTOTUTELA…………………………………………67
4.4 A AUTOTUTELA NO DIREITO BRASILEIRO……………………68
4.5 CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS DA AUTOTUTELA
ADMINISTRATIVA……………………………………………………………..72
5 O CONTROLE HIERÁRQUICO…………………………………………73
5.1 HIERARQUIA – ORIGEM. CONCEITO. CLASSIFICAÇÃO..73
5.2 PODER HIERÁRQUICO E SUAS FACULDADES – O CONTROLE
COMO FACULDADE DA HIERARQUIA………………………………..76
5.3 O CONTROLE HIERÁRQUICO – CONCEITO. O ALCANCE DO
CONTROLE HIERÁRQUICO………………………………………………80
5.4 O EXERCÍCIO DO CONTROLE HIERÁRQUICO – O CONTROLE
DE OFÍCIO E O RECURSO HIERÁRQUICO. PROCEDIMENTOS
DO CONTROLE HIERÁRQUICO………………………………………..83
5.5 OS PROCEDIMENTOS DE CONTROLE HIERÁRQUICO..89
5.6 CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS DOS PROCEDIMENTOS DE
CONTROLE HIERÁRQUICO……………………………………………..96
5.7 OS PROCEDIMENTOS DE CONTROLE HIERÁRQUICO, NO
DIREITO BRASILEIRO……………………………………………………..104
6 O CONTROLE INTERNO E OS ÓRGÃOS DE CONTROLE..109
6.1 A FUNÇÃO DOS ÓRGAÕS CONTROLADORES……………109
6.2 A DESNECESSIDADE DE HIERARQUIA ENTRE ÓRGÃOS DE
CONTROLE E ÓRGÃOS CONTROLADOS…………………………113
6.3 NATUREZA DA ATIVIDADE DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE..114
7 CONTROLE EXTERNO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
CARACTERIZAÇÃO E MODELOS…………………………………….117
7.1 INTRODUÇÃO…………………………………………………………..117
7.2 CONTROLE EXTERNO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.119
7.3 MODELOS DE INSTITUIÇÕES DE CONTROLE EXTERNO NO
DIREITO COMPARADO…………………………………………………..128
7.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS…………………………………………144
REFERÊNCIAS………………………………………………………………147
Avaliações
Não há avaliações ainda.