Nesta obra, o autor nos conduz para uma análise instigante da relação entre mídia, totalitarismo financeiro e sistema penal, revelando como a produção de discursos midiáticos legitima práticas de controle e exclusão em nossa sociedade. Obriga o leitor obriga a questionar o que é apresentado como verdade e a reconhecer os interesses que movem as narrativas midiáticas. Articula com maestria referenciais das ciências criminais, da comunicação e das ciências sociais, oferecendo ao leitor uma visão ampla e crítica das engrenagens que sustentam o sistema punitivo contemporâneo. A obra alinha a profundidade teórica a uma escrita clara e acessível, permitindo que leitores de diferentes formações possam dialogar com as ideias aqui apresentadas.
Felipe Amore Salles Santiago – Advogado, Professor de Direito Penal e Processo penal da PUCMINAS, Coordenador da Extensão da PUC MINAS Campus Serro e Mestre em Direito (PUC MINAS).
SUMÁRIO
PREFÁCIO…………………………………………………………………………. xiii
1 INTRODUÇÃO…………………………………………………………………….1
2 O PAPEL DA MÍDIA NO TOTALITARISMO FINANCEIRO………….3
2.1 Apontamentos históricos da relação da mídia e o poder………….3
2.1.1 A mídia da Revolução Burguesa até metade do Século XIX ..5
2.1.2 A segunda metade do Século XIX…………………………………….9
2.1.3 Concentração e monopólios……………………………………………12
2.1.4 O quarto e último jornalismo…………………………………………..14
2.1.5 A mídia e o poder…………………………………………………………..17
2.1.6 O poder da mídia…………………………………………………………. 22
2.1.7 A mídia e as políticas de segurança pública……………………..24
3 O INIMIGO E A MÍDIA…………………………………………………………29
3.1 O inimigo………………………………………………………………………..29
3.2. Apontamentos históricos sobre o inimigo…………………………..33
3.2.1 O inimigo na Revolução Mercantil…………………………………..33
3.2.2 O inimigo na Revolução Industrial…………………………………. 44
3.2.3 O inimigo no final do Século XIX até metade do Século XX..50
3.2.4 O inimigo no final do Século XX e início do XXI………………..59
3.3 A invenção da casta de párias…………………………………………..66
4 TÁTICAS E TÉCNICAS UTILIZADAS PELA MÍDIA ……………….71
4.1 A manipulação midiática e a criação de realidade……………….71
4.1.1 O medo como mecanismo de controle……………………………72
4.1.2 A ignorância por distração e a Indústria Cultural ……………..77
4.1.2.1 Técnicas utilizadas pela indústria cultural…………………….82
4.1.2.2 Uso do estereótipo …………………………………………………. 84
4.1.3 O jornalismo e a criação de realidade………………………….. 93
4.1.3.1 Sensacionalismo…………….. ………………………………………94
4.1.3.2 Construção de credibilidade……………………………………… 97
4.1.3.3 Visão de mundo apresentada pelo jornalismo policial……99
CONCLUSÃO…………………………………………………………………….101
REFERÊNCIAS………………………………………………………………….105

Curso Prático de Direito Previdenciário 


Avaliações
Não há avaliações ainda.