Os autores analisam de forma crítica os atos administrativos, que não são um fim em si, dissociados das premissas constitucionais que os fundamentam; e o processo administrativo tributário, que não é um mero instrumento para decisão final, devendo voltar-se para a concretização de valores constitucionalmente assegurados, direitos fundamentais dos cidadãos. Os autores ressaltam a importância do controle de legalidade, realizado por meio de processos administrativos tributários, para a atuação democrática da Administração.
Felipe Lobato Carvalho Mitre
Doutor em Direito Público pela PUC/MG. Mestre em Direito Público pela Universidade FUMEC. Especialista em Direito Tributário pela Faculdade Milton Campos e em Direito Processual pela PUC/MG. Professor Universitário.
Raphael Silva Rodrigues
Doutor e Mestre em Direito pela UFMG. Especialista em Direito Tributário pela PUC/MG. Professor Universitário. Autor e coautor de livros, capítulos de livros e artigos de revistas científicas. Advogado e Consultor Jurídico.
SUMÁRIO
PREFÁCIO …………………………………………………………………………7
1 INTRODUÇÃO …………………………………………………………………11
2 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA……….15
2.1 A compreensão do procedimento administrativo a partir da
teoria neo-institucionalista do processo ……………………………..17
2.2 O princípio da legalidade na Administração Pública e sua
aplicação …………………………………………………………………..29
2.2.1 Crítica aos atos administrativos classificados como
vinculados e discricionários…………………………………….36
2.3 A questão da legitimidade democrática e o procedimento
administrativo ……………………………………………………………..49
3 LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO PELA TEORIA DEMOCRÁTICA
PROCESSUALIZADA ……………………………………………………………59
3.1 O lançamento fiscal e a legalidade processualizada ……………..61
3.2 A obrigatoriedade do procedimento administrativo tributário no
lançamento por homologação ………………………………………….68
4 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO E FUNDAMENTOS
CONSTITUCIONAIS ……………………………………………………………..79
4.1 Releitura do princípio do contraditório a partir da teoria do
processo constitucionalizado…………………………………………..80
4.1.1 Da possibilidade da discussão de constitucionalidade no
âmbito administrativo ……………………………………………89
4.1.2 Responsabilização tributária dos representantes, diretores
ou gerentes – artigo 135, III, do CTN …………………………98
4.1.3 A reformulação da fase recursal no procedimento
administrativo tributário ……………………………………….111
4.2 O dever de prova no procedimento administrativo tributário ….114
4.3 A definitividade das decisões administrativas ……………………120
5 CONCLUSÃO ………………………………………………………………..129
POSFÁCIO ……………………………………………………………………..133
REFERÊNCIAS …………………………………………………………………137
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