A obra possibilita ao leitor a compreensão sobre os paradigmas que perpassam a inclusão, envolvendo o papel da escola, concepção de educação, proposta curricular e a importância de serviços e apoio realizados por equipe multiprofissional. As autoras buscam apontar indicações legais sobre a necessidade de se estruturar um trabalho para a EJA, em especial aos deficientes, que considere a superação da exclusão social por meio de formação profissional, dando ao estudante a possibilidade de sentir-se capaz e autônomo.
Tania do Amaral Gomes
Mestre em Ciências da Educação – Educação Especial da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Professora de Educação Básica e Diretora de Escola Pública Municipal na cidade de Paulínia/SP.
Fátima Paiva Coelho
Doutora em Psicopedagogia e Educação Especial, Docente da Universidade Fernando Pessoa.
SUMÁRIO
PREFÁCIO…………………………………………………………………………………. 13
INTRODUÇÃO………………………………………………………………………….. 15
PARTE I – REFERENCIAL TEÓRICO……………………………………… 19
CAPÍTULO 1
NECESSIDADES EDUCACIONAIS – MUDANÇA DE
PARADIGMA…………………………………………………………………………….. 21
1.1. O papel da escola………………………………………………………………….. 25
1.2. Currículo adaptado………………………………………………………………. 27
1.3. Educação e Trabalho…………………………………………………………….. 31
CAPÍTULO 2
TRANSIÇÃO PARA A VIDA PÓS-ESCOLAR…………………………… 37
2.1. Conceitos e modelos no processo de transição……………………… 42
2.2. Emprego Apoiado………………………………………………………………… 46
2.3. PEI/PDI – Plano de Desenvolvimento Individual e PIT……….. 48
2.4. Barreiras e desafios no Processo de Transição………………………. 50
2.5. Possibilidade de inserção dos jovens com Necessidades
Educacionais no mercado de trabalho………………………………….. 53
PARTE II – ESTUDO EMPÍRICO…………………………………………….. 57
CAPÍTULO 3
ESTUDO EMPÍRICO…………………………………………………………………. 59
3.1. Contextualização da problemática do estudo………………………… 59
3.1.1. Descrição da Rede Municipal de Ensino de Limeira e o
atendimento Educacional Especializado ……………………………. 59
3.1.2. Caracterização da Escola e o atendimento dos jovens com
necessidades Educativas da rede municipal……………………….. 60
3.1.3. Projetos voltados para a EJA desenvolvidos na U.E. ………….. 60
3.1.4. Contextualização da problemática do estudo…………………….. 62
3. 2. Objetivos do Estudo…………………………………………………………….. 63
3.3. Metodologia…………………………………………………………………………. 65
3.4. Procedimentos……………………………………………………………………… 65
3.5. Instrumentos………………………………………………………………………… 67
3.6. Caracterização dos Participantes …………………………………………. 68
CAPÍTULO 4
APRESENTAÇÃO DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS
RESULTADOS……………………………………………………………………………. 75
4.1. Apresentação dos dados e Discussão dos Resultados……………. 75
CONCLUSÃO………………………………………………………………………….. 109
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…………………………………………
Avaliações
Não há avaliações ainda.