A educação é um campo em constante evolução, um ecossistema vivo, um componente humano alicerçado em permanentes discussões e reflexões que buscam aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Entre os temas mais debatidos nesta obra, estão a inclusão educacional, a formação de professores e o uso das tecnologias na sala de aula.
Organizadores: Paulo Sérgio de Araújo e Efraim dos Santos Maia.
Escrevem nesta obra: Alcilene dos Santos Ribeiro, Ana Paula Antunes Alves, Antônio Evandro Sales Castelo Branco, Antônio Tadeu Carvalho Mourão, Áulus Lúcius Ribeiro Cordeiro, Erivaldo da Silva Glória, Francisco José Pires Alves, Helida Roseline Cardoso Gadelha, Ilma Ribeiro Almeida Feitosa, Jocildo Dantas da Silva, Joelma Freire Cordeiro, Kerollen Mendes dos Santos, Leopoldo Oscar Briones Salazar, Lescey Muñoz L., Mabel Strobel Moreira da Silva, Maria Lúcia dos Santos, Marly Machado Da Silva e Rielson Gomes.
SUMÁRIO
Prefácio…………………………………………………………………………………………………………..7
Sobre os organizadores……………………………………………………………………………………..9
PARTE I – GESTÃO E TECNOLOGIA
- A Gestão na Escola: Desafios e Perspectivas
Alcilene dos Santos Ribeiro……………………………………………………………………………….13
- Políticas Educacionais na América Latina
Mabel Strobel Moreira da Silva
Leopoldo Oscar Briones Salazar…………………………………………………………………………21
- A Importância da Supervisão Pedagógica na Efetivação da Educação Inclusiva na
Rede Municipal da Cidade de Santana do Paraíso
Ilma Ribeiro Almeida Feitosa
Ana Paula Antunes Alves…………………………………………………………………………………..35
- Desafios de Formação Docente perante a Educação Inclusiva
Kerollen Mendes dos Santos……………………………………………………………………………..43
- Tensões e Conflitos na Globalização das Políticas de Educação e de Formação de Professores
Mabel Strobel Moreira da Silva
Leopoldo Oscar Briones Salazar…………………………………………………………………………55
- O Uso das Tecnologias Pedagógicas
Joelma Freire Cordeiro
Francisco José Pires Alves…………………………………………………………………………………65
- A Integração das TIC no Processo de Inclusão do Aluno com TEA – Transtorno do Espectro Autista
Jocildo Dantas da Silva……………………………………………………………………………………..73
- O Uso das Ferramentas Tecnológicas como Práticas Pedagógicas no Ensino Médio a partir da Ótica dos Professores
Rielson Gomes………………………………………………………………………………………………..83
PARTE II – APRENDIZAGEM
- O Processo de Ensino-Aprendizagem
Antônio Evandro Sales Castelo Branco……………………………………………………………….103
- Aspectos Curriculares e a Educação Escolar Quilombola
Antônio Tadeu Carvalho Mourão………………………………………………………………………..117
- Educação Indígena e seus Desafios
Erivaldo da Silva Glória…………………………………………………………………………………….129
- Importância da Participação Ativa da Comunidade Escolar na Conquista do
Ensino Médio Público de Qualidade
Maria Lúcia dos Santos……………………………………………………………………………………137
- A Organização das Unidades Temáticas na Disciplina Educação Física com Base na BNCC e o Currículo Escolar
Helida Roseline Cardoso Gadelha……………………………………………………………………..143
- Concepção de Ensino de História a partir da Perspectiva dos Professores de uma
Escola Pública do Município de Rorainópolis
Marly Machado Da Silva
Lescey Muñoz L………………………………………………………………………………………………157
- Educação Física na Escola
Áulus Lúcius Ribeiro Cordeiro…………………………………………………………………………..169
Avaliações
Não há avaliações ainda.