Esta obra busca entender um pouco da história do processo de construção da proposta de inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no Brasil, bem como busca constatar com os professores sobre a conformidade das orientações com a prática da inclusão nas escolas municipais. Analisa a realidade do processo de efetivação da inclusão dos alunos com NEE em relação à legitimidade da inclusão escolar dos alunos; aos benefícios da inclusão dos alunos com NEE; às condições de sucesso da inclusão dos alunos com NEE; ao comportamento dos alunos com NEE nas escolas regulares; ao impacto da inclusão dos alunos com NEE nas escolas regulares, bem como sobre os fatores facilitadores e bloqueadores da inclusão dos alunos com NEE nas escolas regulares.
Sandra Nunes Aníbal Prado
Pedagoga. Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial pela Universidade Fernando Pessoa – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Porto, Portugal. Pós-graduação em Psicopedagogia. Graduação em Pedagogia- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Igarapé.
Sumário
Prefácio……………………………………………………………………………………………….7
Capítulo 1. Introdução………………………………………………………………………….. 9
Capítulo 2. Marco Teórico……………………………………………………………………..11
2.1. Conceptualização e contextualização sobre inclusão escolar………………11
2.1.1. Exclusão e segregação……………………………………………………………… 12
2.1.2. InTegração………………………………………………………………………………. 13
2.1.3. Inclusão………………………………………………………………………………….. 16
2.2. Escola Inclusiva………………………………………………………………………….. 19
2.2.1. Pressupostos para uma educação inclusiva…………………………………. 19
2.2.2. Necessidades educativas especiais e atendimento educacional
especializado……………………………………………………………………………………. 21
2.2.3. O professor na educação inclusiva…………………………………………….. 23
2.2.4. Formação do professor na educação inclusiva…………………………….. 25
2.2.5. Desafios da inclusão ……………………………………………………………….. 27
2.3. Processos para construção de uma educação inclusiva………………….. 29
2.3.1. Construção histórica e legislação brasileira de inclusão………………… 29
2.3.2. Orientações pedagógicas para a inclusão escolar…………………………. 36
2.3.3. Os centros de recursos……………………………………………………………… 38
2.3.4. A qualidade na Escola Inclusiva………………………………………………….. 42
Capítulo 3. Estudo Empírico………………………………………………………………… 53
3.1. Contextualização e participantes……………………………………………………. 53
3.1.1. A inclusão no município de Betim………………………………………………… 53
3.1.2. População-alvo e participantes……………………………………………………. 56
3.2. Metodologia e estrutura da investigação…………………………………………. 69
3.2.1. Objetivo da pesquisa…………………………………………………………………. 69
3.2.2. Pergunta de partida…………………………………………………………………… 70
3.2.3. Hipóteses de investigação …………………………………………………………. 70
3.2.4. Estratégia metodológica…………………………………………………………….. 70
3.2.5. Instrumentos…………………………………………………………………………….. 71
Capítulo 4. Apresentação dos Resultados…………………………………………….. 75
4.1. Análise descritiva das respostas ao questionário…………………………….. 75
4.2. Teste das hipóteses ……………………………………………………………………. 86
Capítulo 5. Discussão de Resultados, Limitações e Recomendações………113
Referências Bibliográficas…………………………………………………………………..119
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