Em um mundo em constante transformação, onde as tecnologias emergentes, as mudanças sociais e os desafios globais moldam nossa realidade, repensar os caminhos da Educação se torna não apenas necessário, mas urgente. Este livro surge dessa necessidade, reunindo reflexões, pesquisas e práticas que demonstram como a educação pode ser o ponto de partida para um futuro mais justo, inclusivo, inovador e sustentável.
Organizadores: Paulo Sérgio de Araújo e Cecília Santos.
Escrevem nesta obra: Ana Célia Gondim Lima, Ana Silia Silva de Almeida, Angelina Alves da Silva, Augusta Leal de Moura e Silva, Christiana Figueiredo Cruz, Fernanda Cristina Guedes Morgado, Iracilda Silva de Assunção, Ivone Francelina de Sousa, Jaciara Candido dos Santos, Jaila do Carmo Neves Ponçadilha, João Manoel, Julia Ena Lemos Ferreira, Keilly Cristina Delduck Feitosa, Maria de Fátima Paiva dos Santos Coelho, Maria do Socorro Mendonça de Oliveira Lins, Marilene da Silva Teixeira, Miriam Barros Junqueira, Orlando Silvestre Fragata, Renato Ferreira dos Santos, Rodrigo Luiz Fontoura e Vera Lucia de Sousa Pereira.
SUMÁRIO
Prefácio……………………………………………………………………………………………………….7
Sobre os organizadores…………………………………………………………………………………9
PARTE I – GESTÃO EDUCACIONAL
- O Perfil de Liderança na Educação
Fernanda Cristina Guedes Morgado e João Manoel………………………………………….13
- O Processo de Gestão da Organização Escolar
Maria do Socorro Mendonça de Oliveira Lins……………………………………………………25
- Gestão Escolar: Os Obstáculos Encontrados pelos Gestores em suas Práticas
Pedagógicas
Iracilda Silva de Assunção……………………………………………………………………………..33
- O Gestor Escolar e os Desafios da Função: Gestão Democrática e Ação Política na
Educação
Marilene da Silva Teixeira………………………………………………………………………………41
- As Implicações do Gestor Escolar no Processo de Inclusão
Christiana Figueiredo Cruz…………………………………………………………………………….47
- O Empreendedorismo como Motor de Inovação e Desenvolvimento Econômico e
Educacional nas Escolas Brasileiras
Augusta Leal de Moura e Silva……………………………………………………………………….55
- Os Governos Democráticos do Brasil e suas Influências na Educação
Julia Ena Lemos Ferreira……………………………………………………………………………….59
PARTE II – EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
- Educação Indígena versus Educação Escolar Indígena
Angelina Alves da Silva………………………………………………………………………………….69
- O Professor na Educação Infantil Inclusiva
Ana Silia Silva de Almeida e Orlando Silvestre Fragata……………………………………..75
- A Percepção dos Professores sobre a Inclusão de Alunos com Dislexia no Campo
de Estudo
Keilly Cristina Delduck Feitosa……………………………………………………………………….81
- O Plano Educacional Individualizado (PEI)
Jaciara Candido dos Santos e Maria de Fátima Paiva dos Santos Coelho…………..89
- A Escola Vítima de Violência e sua Militarização
Ivone Francelina de Sousa…………………………………………………………………………….97
- Família e Escola: O Desafio da Integração Participativa
Ana Célia Gondim Lima………………………………………………………………………………..103
- O Jogo como Recurso de Ensino-Aprendizagem
Vera Lucia de Souza Pereira………………………………………………………………………….109
PARTE III – PERSPECTIVAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO
- Disortografia: Das Concepções de Professores e Gestores às Práticas Pedagógicas
Jaila do Carmo Neves Ponçadilha…………………………………………………………………..115
- A Transdisciplinaridade na Educação
Rodrigo Luiz Fontoura…………………………………………………………………………………..123
- Educação Física Escolar e as Novas Metodologias de Ensino
Renato Ferreira dos Santos……………………………………………………………………………131
- A Importância dos Jogos para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático
Vera Lucia de Sousa Pereira………………………………………………………………………….139
- Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior
Miriam Barros Junqueira……………………………………………………………………………….145
Avaliações
Não há avaliações ainda.