Os artigos que compõem esta obra abordam temas centrais e contemporâneos da gestão educacional. Organizado com o intuito de oferecer uma visão abrangente sobre os desafios, práticas e inovações que permeiam o campo da educação no Brasil. Com uma abordagem multidisciplinar, os capítulos que desta obra foram escritos por especialistas que compartilham suas pesquisas, experiências e reflexões, enriquecendo o debate e contribuindo para a construção de uma educação de qualidade.
Organizadores:
Paulo Sérgio Araújo e Daniely Rosa Lana Araújo
Participam desta obra:
Ana Zeneide Videira, Augusto Vasconcelos Façanha, Eliana Oliveira da Silva, Emannuela Débora Nóbrega Ferreira da Silva, Herbert Silva de Oliveira, Madelaine Parzianello Dos Santos, Mariana Rosa, Myllena Cristina de Araujo Bezerra, Paulo Alexandre Lima Rurato, Pedro Cunha, Raquel Alves Cavalcante, Sandra Coêlho de Almeida Portilho e Tatieli Betiol Yanes.
SUMÁRIO
Prefácio…………………………………………………………………………………………………………7
Sobre os Organizadores………………………………………………………………………………….11
1. Gestão de Conflitos e Inteligência Emocional em Equipes Multiprofissionais na
Educação
Mariana Rosa
Pedro Cunha………………………………………………………………………………………………….13
2. Prática da Gestão Democrática em uma Escola Pública
Ana Zeneide Videira……………………………………………………………………………………….23
3. A Integração Educacional do Mercosul e o Protagonismo das Lideranças Brasileiras
no Processo de Criação da UNILA
Madelaine Parzianello Dos Santos……………………………………………………………………33
4. Relevância do Planejamento de Ensino Fundamentado nas Concepções
Teóricas Presentes nos Documentos Oficiais Brasileiros, inerentes ao Processo de
Alfabetização de Crianças em Língua Portuguesa
Sandra Coêlho de Almeida Portilho…………………………………………………………………..45
5. Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa – PNAIC
Emannuela Débora Nóbrega Ferreira da Silva……………………………………………………55
6. Formação no PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa
Myllena Cristina de Araujo Bezerra…………………………………………………………………. 69
7. Formação do Professor Alfabetizador
Tatieli Betiol Yanes………………………………………………………………………………………… 81
8. A Tecnologia de Informação e Comunicação e o Processo de Aprendizagem dos
Idosos
Herbert Silva de Oliveira
Paulo Alexandre Lima Rurato…………………………………………………………………………..91
9. As Tecnologias de Informação e Comunicação no Ambiente Escolar
Eliana Oliveira da Silva………………………………………………………………………………… .105
10. Uso das TIC para o Ensino de Geografia na Percepção dos Professores do Ensino
Médio Público
Raquel Alves Cavalcante………………………………………………………………………………..117
11. A Educação Física e o Mercado de Trabalho
Augusto Vasconcelos Façanha………………………………………………………………………..127
Avaliações
Não há avaliações ainda.