Com o intuito de oferecer informação para educadores, pesquisadores e o público em geral, interessados em refletir e contribuir na transformação cotidiana da educação, por meio dos processos de ensino e aprendizagem, o livro apresenta contribuições aplicáveis em sala de aula. Escrito pelos professores e pesquisadores: Adelma Barros Neves Mendes; Adriana Almeida; Ana Paula Antunes Alves; Ana Paula Monteiro; Carolina Rondon; Eliana Gonçalves de Almeida Pinheiro; Eliza Terezinha Rupolo Woos; Erika Almeida de Campos; Fátima Paiva Coelho; Greis Anselma Gomes; Inês Gomes; Ivonete Sampaio Mendonça; Joaquim Ramalho; Katia Badin; Larissa de Camargo Passos; Liane Lima Monteiro Saarbach; Maria Aparecida Pereira Laura; Maria Luisa Saavedra Martins; Maria Tereza Romano Ventura; Nathália Rodrigues Tiani; Paula Finkelstein; Pedro Cunha; Sulanita Silva de Almeida e Tatiana Eliza Gomes de Carvalho da Silva.
Paulo Sérgio de Araújo – Organizador
Doutorando em Ciências da Informação. Mestre em Ciências da Religião. Professor no Ensino Superior de Filosofia. Gestor de projetos e inovação na Secretaria de Educação de Betim.
Luis Borges Gouveia – Organizador
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Doutor em Ciências da Computação. Mestre em Engenharia Eletrônica e de Computadores.
Fátima Paiva Coelho – Organizadora
Doutora em Psicopedagogia e Educação Especial, Docente da Universidade Fernando Pessoa
SUMÁRIO
Prefácio………………………………………………………………………………………..9
Sobre os organizadores…………………………………………………………………13
PARTE I – PERSPECTIVAS PARA EDUCADORES
1. Formação Continuada para Mediadores Tecnológicos
Tatiana Eliza Gomes de Carvalho da Silva……………………………………… 19
2. Perspectivas de Professores sobre TIC na Educação sob a Ótica do
TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge
Nathália Rodrigues Tiani……………………………………………………………… 29
3. A Parceria entre a Escola e a Família no Processo de Inclusão dos
Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo
Maria Aparecida Pereira Laura
Maria Luisa Saavedra Martins………………………………………………………. 47
4. A Família e a Escola: aproximações necessárias
Eliza Terezinha Rupolo Woos……………………………………………………….. 63
5. A Diversidade do Currículo Educacional na Prática de Professores na
Educação Inclusiva no Ensino Fundamental I no Município de Vilhena
Greis Anselma Gomes
Fátima Paiva Coelho……………………………………………………………………. 77
6. A Formação do Docente e as Competências para os Professores de
Alunos com Necessidades Especiais
Ivonete Sampaio Mendonça
Fátima Paiva Coelho……………………………………………………………………. 91
7. Inclusão e Metodologias Diferenciadas: uma análise do efeito do
dançar no desempenho acadêmico e motor de crianças com dificuldades
de aprendizagem
Carolina Rondon
Ana Paula Antunes Alves……………………………………………………………. 107
8. A Relação entre Stress Ocupacional dos Professores e a Inclusão de
Alunos com Deficiências
Liane Lima Monteiro Saarbach
Joaquim Ramalho………………………………………………………………………. 121
PARTE II – PERSPECTIVAS PARA EDUCANDOS
9. A Construção Sintática nos Processos de Leitura e Escrita em Crianças e
Adolescentes com Síndrome de Down Através do Método dos Dedinhos®
Erika Almeida de Campos
Ana Paula Antunes Alves……………………………………………………………. 137
10. Literacia Emergente: a consciência fonológica no pré-escolar
Larissa de Camargo Passos
Maria Luisa Saavedra Martins…………………………………………………….. 151
11. Da Alfabetização à Formação do Leitor Literário: o potencial do
PNAIC
Eliana Gonçalves de Almeida Pinheiro
Adelma Barros Neves Mendes
Inês Gomes……………………………………………………………………………….. 163
12. Alunos com Deficiência e a Inclusão no Trabalho: percepção de
empregadores, docentes do ensino superior e técnicos administrativos da
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Adriana Almeida
Fátima Paiva Coelho………………………………………………………………….. 181
13. Conflito Emocional Familiar Perante a Notícia sobre a Síndrome de
Down de um/a Filho/a
Paula Finkelstein
Pedro Cunha
Ana Paula Monteiro…………………………………………………………………… 197
14. Influência de um Programa de Treinamento Parental na Comunicação
Social de Crianças em Idade Pré-Escolar com Transtorno do Espectro do
Autismo
Katia Badin
Fátima Paiva Coelho………………………………………………………………….. 207
15. A Realidade da Inclusão em Duas Escolas no Município de Santarém
da Rede Pública e Particular
Sulanita Silva de Almeida
Maria Tereza Romano Ventura…………………………………………………….. 219
Avaliações
Não há avaliações ainda.