Essa obra reúne testemunhos que celebram, não apenas a inclusão, como a ilustram com exemplos concretos a sua aplicação, quer em um contexto de ensino-aprendizagem, quer no âmbito do crescente recurso a meios digitais. São autores desta obra: Aline Maria Santiago Nicolay, Cátia Gouveia, Cerise Malachias Paes Ferreira Lopes, Clara Roseane da S. A. Mont’Alverne, Cleuza Leite de Oliveira Santos, Dayane Aparecida Moraes Caldeira de Melo, Elaine Lavezzo, Elisete Vasconcelos Façanha Oliveira, Eunice Aparecida Silva Lima, Fátima Paiva Coelho, Flávia Serra Galdino, Francisco José Pires Alves, Isabel Marques de Brito, Isabel Silva, Klebia Cordeiro Dias, Lana Mara Mira Fernandes de Oliveira, Lúcia Távora, Luis Borges Gouveia, Marcione Araújo Ribeiro, Maria Aparecida Pereira Laura, Maria Filomena Teixeira Pires, Maria-Raquel G Silva, Marilú do Nascimento Salvador Lourenço, Marisa Mello, Pedro Cunha, Pedro Reis, Rosicléia Lopes Rodrigues Mendes, Susana Marinho, Teriane Bastos Nunes e Thiago José Ximenes Machado.
Paulo Sérgio de Araújo – Organizador
Doutorando em Ciências da Informação. Mestre em Ciências da Religião. Professor no Ensino Superior de Filosofia. Gestor de projetos e inovação na Secretaria de Educação de Betim.
Luis Borges Gouveia – Organizador
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Doutor em Ciências da Computação. Mestre em Engenharia Eletrônica e de Computadores.
Fátima Paiva Coelho – Organizador
Doutora em Psicopedagogia e Educação Especial, Docente da Universidade Fernando Pessoa.
SUMÁRIO
Prefácio………………………………………………………………………………………..9
Sobre os organizadores…………………………………………………………………15
PARTE I – EQUIDADE
1. A Proposta de um Modelo para a Formação Instrucionista de Professores
para a Passagem de Fugitivos Digitais para a Prontidão Digital
Isabel Marques de Brito
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………….21
2. Desenho Universal para Aprendizagem: opção curricular e pedagógica
para todos os alunos
Francisco José Pires Alves…………………………………………………………….39
3. A Educação Musical e a Inclusão da Criança com Transtorno do Espectro
Autista
Rosicléia Lopes Rodrigues Mendes………………………………………………..59
4. Sono e Rendimento Escolar de Crianças com Perturbação do Espectro
do Autismo
Aline Maria Santiago Nicolay
Maria-Raquel G Silva…………………………………………………………………..75
5. A Aprendizagem Acadêmica Estruturada em Domínios da Leitura,
Escrita e Aritmética para Alunos com Dificuldades na Aprendizagem
Marisa Mello
Fátima Paiva Coelho…………………………………………………………………….93
6. Informática como Forma Lúdica Inclusiva na Educação Especial
Eunice Aparecida Silva Lima………………………………………………………. 111
7. Os Pressupostos da Inteligência Emocional como Ferramenta para
Melhorar o Processo de Ensino dos Docentes
Cleuza Leite de Oliveira Santos
Clara Roseane da S.A. Mont’Alverne……………………………………………123
8. A Psicomotricidade na Terapia com Cavalos e seus Benefícios para
Minimizar Transtornos Psicomotores
Klebia Cordeiro Dias
Maria-Raquel G Silva…………………………………………………………………137
PARTE II – CIDADANIA
9. As Dimensões Comunicacionais, Criativas e Socioemocionais nas
Estruturas Curriculares da Educação Brasileira
Elaine Lavezzo
Isabel Silva………………………………………………………………………………..151
10. Crianças com Doenças Raras e as suas Famílias na Região Autônoma
da Madeira
Maria Filomena Teixeira Pires
Fátima Paiva Coelho…………………………………………………………………..161
11. Conflitos no Ambiente Escolar
Maria Aparecida Pereira Laura
Pedro Cunha………………………………………………………………………………177
12. Proposta de Psicoeducação para Orientar na Parentalidade Digital: a
busca do equilíbrio mental no uso das telas
Dayane Aparecida Moraes Caldeira de Melo…………………………………191
13. Escola Cidadã: a construção da inovação para não apequenar a educação
Marilú do Nascimento Salvador Lourenço…………………………………….207
14. A Adolescência e o Ciberespaço: comunicação de prevenções e risco
de concretização de cibercrimes
Thiago José Ximenes Machado
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………..215
PARTE III – EDUCAÇÃO INCLUSIVA
15. As Tecnologias Assistivas e os Jogos Digitais na Educação Especial e
Inclusiva
Lana Mara Mira Fernandes de Oliveira
Pedro Reis…………………………………………………………………………………233
16. O Papel do Pedagogo no Processo de Inclusão Escolar
Teriane Bastos Nunes
Pedro Cunha………………………………………………………………………………249
17. Atitudes e Práticas dos Professores do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino
Básico, Face à Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais na Sala
de Aula, da Rede Pública e Privada da Região Autônoma da Madeira
Cátia Gouveia
Fátima Paiva Coelho…………………………………………………………………..261
18. Autoeficácia Docente e Atitudes Inclusivas na Educação
Flávia Serra Galdino
Fátima Paiva Coelho…………………………………………………………………..279
19. A Prática da Educação Física na Inclusão de Alunos com Necessidades
Educativas Especiais no Brasil
Elisete Vasconcelos Façanha Oliveira
Maria-Raquel G Silva…………………………………………………………………293
20. Desenvolvimento Típico e Atípico: o papel dos serviços de apoio à
infância na educação inclusiva precoce
Lúcia Távora
Susana Marinho…………………………………………………………………………307
21. A Equitação Terapêutica como Benefício na Melhoria do Processo de
Aprendizagem de Alunos com NEE Incluídos em Escolas Comuns
Cerise Malachias Paes Ferreira Lopes
Maria-Raquel G Silva…………………………………………………………………319
22. O Contexto Ambiental e Educativo da Educação Física na Inclusão do
Aluno com Necessidades Educativas Especiais do Ensino Fundamental I
no Brasil
Marcione Araújo Ribeiro
Maria-Raquel G Silva…………………………………………………………………333
Avaliações
Não há avaliações ainda.