Os capítulos abordam os impactos da educação inclusiva no sistema educacional brasileiro. Os autores dissertam sobre as agruras enfrentadas pelos alunos com NEE, sobre as dificuldades experimentadas pelos educadores e apontam caminhos para um futuro mais equânime e promissor para a educação no Brasil.
Escrevem nesta obra: Adriana Leão, Ailton Carvalho Silva, Ana Paula Antunes Alves, Ana Rodrigues da Costa, Carla de Jesus Pereira Santos, Cione dos Santos Vieira, Clara Rodrigues do Carmo, Dalva Lilian Cordeiro Cantidio, Dionete Braga de Araújo Belo, Elaine Lavezzo, Ernesto Ulysses Ferreira dos Santos, Fátima Paiva Coelho, Isabel Silva, Lidiane dos Santos Pereira, Maria Luísa Saavedra, Marianne da Cruz de Carvalho, Maria-Raquel G. Silva, Suemy Braga Rodrigues dos Santos, Susana Marinho e Valmira Carneiro Martins.
Paulo Sérgio de Araújo – Organizador
Doutorando em Ciências da Informação. Mestre em Ciências da Religião. Professor no Ensino Superior de Filosofia. Gestor de projetos e inovação na Secretaria de Educação de Betim.
Luis Borges Gouveia – Organizador
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Doutor em Ciências da Computação. Mestre em Engenharia Eletrônica e de Computadores.
Fátima Paiva Coelho – Organizadora
Doutora em Psicopedagogia e Educação Especial, Docente da Universidade Fernando Pessoa.
SUMÁRIO
Prefácio ……………………………………………………………………………………………….. 7
Sobre os Organizadores …………………………………………………………………………11
PARTE I – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
1. Teatro Pedagógico: uma prática inclusiva e transformadora
Elaine Lavezzo
Isabel Silva …………………………………………………………………………………………. 17
2. O Brincar no Contexto Educacional
Marianne da Cruz de Carvalho
Susana Marinho ………………………………………………………………………………….. 27
3. Aprendizagem Inclusiva da Matemática: a formação do professor
Ailton Carvalho Silva
Fátima Paiva Coelho ……………………………………………………………………………. 41
4. Educação Ambiental Inclusiva: é possível?
Valmira Carneiro Martins
Maria-Raquel G. Silva …………………………………………………………………………. 51
5. Percepção dos Professores do Ensino Fundamental sobre as Práticas Pedagógicas
Docentes na Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista
Dionete Braga de Araújo Belo
Fátima Paiva Coelho ……………………………………………………………………………. 61
6. Atuação Docente na Educação Inclusiva: práticas de ensino para alunos com
TDAH de uma escola pública localizada no Município de Mazagão/AP
Cione dos Santos Vieira
Ana Paula Antunes Alves ……………………………………………………………………… 75
PARTE II – DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
7. A Inclusão dos Alunos com NEE nos Anos Iniciais
Lidiane dos Santos Pereira
Ana Paula Antunes Alves ……………………………………………………………………… 89
8. Os Alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e a Escola Inclusiva
Dalva Lilian Cordeiro Cantidio
Ana Rodrigues da Costa……………………………………………………………………….. 99
9. Dislexia: O Processo de Aprendizagem do Aluno
Adriana Leão
Maria Luísa Saavedra ………………………………………………………………………… 111
10. O Sono e a Atividade Docente
Ernesto Ulysses Ferreira dos Santos
Maria-Raquel G. Silva ……………………………………………………………………….. 123
11. Educação Inclusiva, Alimentação e Sono de Professores durante a Pandemia
por COVID-19 no Município de Soure, Pará, Brasil – Ilha de Marajó
Carla de Jesus Pereira Santos
Maria-Raquel G. Silva ……………………………………………………………………….. 135
12. Educação Inclusiva e a Pandemia por COVID-19: desempenho, alimentação
e sono de professores e de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no
município de Mazagão no Estado do Amapá, Brasil
Clara Rodrigues do Carmo
Maria-Raquel G. Silva ……………………………………………………………………….. 147
13. Professores que Atuam com Alunos com Necessidades Educativas Especiais
no Município de Santana no Estado do Amapá, Brasil: atividade e interferência
do sono e da alimentação
Suemy Braga Rodrigues dos Santos
Maria-Raquel G. Silva ……………………………………………………………………….. 159
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