Nesta obra, o autor nos conduz para uma análise instigante da relação entre mídia, totalitarismo financeiro e sistema penal, revelando como a produção de discursos midiáticos legitima práticas de controle e exclusão em nossa sociedade. Obriga o leitor obriga a questionar o que é apresentado como verdade e a reconhecer os interesses que movem as narrativas midiáticas. Articula com maestria referenciais das ciências criminais, da comunicação e das ciências sociais, oferecendo ao leitor uma visão ampla e crítica das engrenagens que sustentam o sistema punitivo contemporâneo. A obra alinha a profundidade teórica a uma escrita clara e acessível, permitindo que leitores de diferentes formações possam dialogar com as ideias aqui apresentadas.
Felipe Amore Salles Santiago – Advogado, Professor de Direito Penal e Processo penal da PUCMINAS, Coordenador da Extensão da PUC MINAS Campus Serro e Mestre em Direito (PUC MINAS).
SUMÁRIO
PREFÁCIO…………………………………………………………………………. xiii
1 INTRODUÇÃO…………………………………………………………………….1
2 O PAPEL DA MÍDIA NO TOTALITARISMO FINANCEIRO………….3
2.1 Apontamentos históricos da relação da mídia e o poder………….3
2.1.1 A mídia da Revolução Burguesa até metade do Século XIX ..5
2.1.2 A segunda metade do Século XIX…………………………………….9
2.1.3 Concentração e monopólios……………………………………………12
2.1.4 O quarto e último jornalismo…………………………………………..14
2.1.5 A mídia e o poder…………………………………………………………..17
2.1.6 O poder da mídia…………………………………………………………. 22
2.1.7 A mídia e as políticas de segurança pública……………………..24
3 O INIMIGO E A MÍDIA…………………………………………………………29
3.1 O inimigo………………………………………………………………………..29
3.2. Apontamentos históricos sobre o inimigo…………………………..33
3.2.1 O inimigo na Revolução Mercantil…………………………………..33
3.2.2 O inimigo na Revolução Industrial…………………………………. 44
3.2.3 O inimigo no final do Século XIX até metade do Século XX..50
3.2.4 O inimigo no final do Século XX e início do XXI………………..59
3.3 A invenção da casta de párias…………………………………………..66
4 TÁTICAS E TÉCNICAS UTILIZADAS PELA MÍDIA ……………….71
4.1 A manipulação midiática e a criação de realidade……………….71
4.1.1 O medo como mecanismo de controle……………………………72
4.1.2 A ignorância por distração e a Indústria Cultural ……………..77
4.1.2.1 Técnicas utilizadas pela indústria cultural…………………….82
4.1.2.2 Uso do estereótipo …………………………………………………. 84
4.1.3 O jornalismo e a criação de realidade………………………….. 93
4.1.3.1 Sensacionalismo…………….. ………………………………………94
4.1.3.2 Construção de credibilidade……………………………………… 97
4.1.3.3 Visão de mundo apresentada pelo jornalismo policial……99
CONCLUSÃO…………………………………………………………………….101
REFERÊNCIAS………………………………………………………………….105

Direito e Processo do Trabalho, Novas Tecnologias e LGPD 


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