A obra tem como objetivo fomentar a discussão o âmbito multidisciplinar a respeito da inclusão em todos os aspectos e suas
diversas variáveis, em qualquer idade e situação, por meio da articulação entre educação, saúde e direito, com o intuito de promover o autodesenvolvimento e o empoderamento. Estruturado em 16 capítulos, com variadas abordagens voltadas para a educação, a educação especial e a saúde. São muitos os desafios nos mais diferentes cenários, influenciados por fatores sociais, econômicos e tecnológicos. A inclusão educacional é um dos maiores desafios enfrentados pelas escolas em todo o mundo. Garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, origens socioeconômicas ou necessidades especiais, tenham acesso a uma educação de qualidade é fundamental.
Organizadores: Paulo Sérgio de Araújo – Fátima Paiva Coelho – Daniely Rosa Lana Araújo
Escrevem nesta obra: Alberto dos Santos Moreira, Anacilia Maria Cavalcante de Almeida Palmeira Vieira , Bianca Spina Stadnik, Cleidenira Teixeira Monteiro Vieira, Cyntia Jerônimo de Freitas, Elaine Lavezzo, Fabíola Figueredo Coelho Orechi, Herbert Silva de Oliveira, Jaqueline A. de Andrade Pedrosa, Joaquim Ramalho, Larissa Gomes Ferreira, Lusa de Lara Honório Lopes, Mirlenisia Monteiro de Jesus, Núbia da Silva Neres, Nuno Jorge Gonçalves de Magalhães Ribeiro, Paulo Alexandre Lima Rurato, Rosemeire da Silva Alencar, Simone da Silva Borges, Sulanita Silva de Almeida e Valdirene Luzia Venson.
Sumário
Prefácio……………………………………………………………………………………………………7
Sobre os Organizadores…………………………………………………………………………….9
PARTE I – EDUCAÇÃO
O Processo de Mediação da Aprendizagem Escolar em Crianças da Educação
Infantil ……………………………………………………………………………………………………..15
Bianca Spina Stadnik
A Aplicabilidade da LGPD na Educação……………………………………………………….25
Alberto dos Santos Moreira
Joaquim Ramalho
O Impacto das Fake News Políticas na Educação: Desafios e Soluções…………..31
Alberto dos Santos Moreira
Joaquim Ramalho
Educação nas Prisões do Brasil: Desafios, Marcos Legais e Perspectivas………..37
Rosemeire da Silva Alencar
Gestão Democrática e a Construção Participativa da Comunidade Local: Envolvimento,
Engajamento e Compromisso…………………………………………………………………….. 45
Jaqueline A. de Andrade Pedrosa.
Reflexões acerca das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Processo
de Aprendizagem de Adultos Idosos…………………………………………………………… 49
Herbert Silva de Oliveira
Paulo Alexandre Lima Rurato
A Inovação Tecnológica e o Processo Metodológico para o Ensino Aprendizagem
da Linguagem Teatral……………………………………………………………………………….. 59
Elaine Lavezzo
Construção da proximidade entre Escola-Família: Implementação de um Programa
de Formação para Pais e Professores, com base no Trabalho Colaborativo………63
Cleidenira Teixeira Monteiro Vieira
Modelo de Melhoramento de Processo para a Adoção e Implementação do Blended
Learning – MMPAI-Bl…………………………………………………………………………………..69
Anacilia Maria Cavalcante de Almeida Palmeira Vieira
Nuno Jorge Gonçalves de Magalhães Ribeiro
PARTE II – EDUCAÇÃO ESPECIAL
Contribuição dos Recursos Tecnológicos na Alfabetização de Crianças Autistas…81
Valdirene Luzia Venson
A Inclusão do Aluno com TEA na Educação Pública de Foz do Iguaçu e seu
Atendimento Educacional Especializado…………………………………………………………91
Simone da Silva Borges
Educação escolar: Potencializando a Educação Inclusiva: o papel transformador
do Podcast e da Leitura para Alunos com Deficiência Intelectual……………………….97
Larissa Gomes Ferreira
Lusa de Lara Honório Lopes
Formação Permanente de Professores em Educação Inclusiva…………………………105
Sulanita Silva de Almeida
A língua inglesa e a Dislexia: a Formação do Docente para o Processo de Inclusão
Educacional………………………………………………………………………………………………..111
Cyntia Jerônimo de Freitas
PARTE III – SAÚDE
Contribuição da Psicoterapia no Tratamento de Dependentes Químicos…………….123
Núbia da Silva Neres
Mirlenísia Monteiro de Jesus
A importância da atuação do Psicólogo na atenção Básica de Saúde………………..131
Fabíola Figueredo Coelho Orechi
Mirlenisia Monteiro de Jesus
Avaliações
Não há avaliações ainda.