A obra da Profa. Veridiana traz uma revisão teórica a respeito da Educação Inclusiva, se esta já é realidade ou ainda é utopia, trazendo um panorama dos princípios da inclusão e diversidade, buscando construir políticas públicas na área de educação, visando o desenvolvimento local como característica de inovação social. Analisa o caso do Núcleo de Apoio Multidisciplinar e a Educação Inclusiva: um estudo sobre a construção de uma política pública em Betim/MG, e apresenta ferramentas de organização e fluxograma demonstrando as melhores estratégias para os acolhimentos, encaminhamentos e atendimentos dos alunos, públicos-alvo da Educação Inclusiva
Veridiana Antônia A. de Souza
Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (UNA). Especialista em EAD: Tutoria, Metodologia e Aprendizagem (FAEL), Especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE (Universidade Federal do Ceará). Especialista em LIBRAS – Docência de Língua de Sinais – UNÍNTESE. Professora auxiliar do Centro Universitário UNA. Diretora do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva – Rafael Veneroso. CRAEI-RV – Secretaria Municipal de Educação de Betim.
SUMÁRIO
PREFÁCIO – Cláudio Magalhães………………………………………………..7
1. Introdução………………………………………………………………………………..13
PARTE I – ENQUADRAMENTO TEÓRICO
CAPÍTULO 1 – Educação Inclusiva: Realidade ou Utopia? Um
panorama dos princípios da inclusão e diversidade……………………………19
1. Introdução………………………………………………………………………………..19
1.1. Educação inclusiva na perspectiva da legislação…………………………21
1.2. Princípios da Educação Inclusiva …………………………………………….25
1.3. Políticas públicas inclusivas ……………………………………………………34
1.4. Inclusão e diversidade……………………………………………………………..34
1.5. Educação Inclusiva: realidade ou utopia?…………………………………..38
PARTE II – PESQUISA EMPÍRICA
CAPÍTULO 2 – Núcleo de Apoio Multidisciplinar e a Educação
Inclusiva: Um estudo sobre a construção de uma política pública em
Betim/MG……………………………………………………………………………………43
1. Introdução………………………………………………………………………………..43
1.2. Percurso metodológico…………………………………………………………….45
2. Resultados e discussão……………………………………………………………….45
2.1. O Território……………………………………………………………………………45
2.2. O surgimento do Núcleo de Apoio Multidisciplinar – NAM ……….48
2.3. O NAM como possibilidade de política pública………………………….59
2.4. Educação e desenvolvimento local……………………………………………60
2.4.1. Registros fotográficos de algumas atividades desenvolvidas e/ou
que incluíram a participação da equipe do NAM………………………………62
2.5. Os desafios enfrentados……………………………………………………………66
2.5.1 Formação in loco nas escolas …………………………………………………68
2.5.2. Ampliação do NAM …………………………………………………………….71
2.5.3. Transporte ………………………………………………………………………….71
2.5.4. Interlocução efetiva com a rede de parceiros……………………………72
CAPÍTULO 3 – Núcleo de Apoio Multidisciplinar – NAM:
Apresentação de uma Ferramenta de Organização e Fluxo de Trabalho…77
1. Introdução………………………………………………………………………………..77
1.2. Gestão social e o desenvolvimento local……………………………………78
1.3. Procedimentos metodológicos………………………………………………….82
1.3.1. Mapeamento de processos…………………………………………………….82
1.3.2. Organograma e Fluxograma – definições………………………………..82
1.4. Organizando o fluxo de trabalho no contexto do NAM………………..83
Considerações Finais…………………………………………………………………..91
Referência Bibliográfica………………………………………………………………93
ANEXO A – Documento Institucional – Plano de Ação……………………101
ANEXO B – Documento Institucional – Projeto Classe Hospitalar……105
ANEXO C – Quadro de levantamento de demanda usado na realização
da pesquisa…………………………………………………………………………………113
ANEXO D – Projeto Clube de Xadrez…………………………………………..115
1. APRESENTAÇÃO………………………………………………………………….115
2. JUSTIFICATIVA……………………………………………………………………..116
3. O XADREZ NO AMBIENTE ESCOLAR………………………………….117
4. OBJETIVOS…………………………………………………………………………..118
5. METODOLOGIA……………………………………………………………………119
6. CRONOGRAMA…………………………………………………………………….120
7. RESPONSABILIDADES…………………………………………………………122
8. CUSTOS………………………………………………………………………………..123
9. CURRÍCULO…………………………………………………………………………124
REFERÊNCIAS DO TEXTO……………………………………………………….124
Avaliações
Não há avaliações ainda.