A obra perpassa a história e as descobertas relacionadas ao transtorno do espectro do autismo suas características, as questões que se dão na busca do diagnóstico, as relações entre família e escola e as questões familiares. As dores, dificuldades, erros, acertos, alegrias, desafios e a resiliência, num contexto em que as mães são figuras centrais para que seus filhos tenham seus direitos de vida e autonomia conquistados e mantidos. O autor basea-se na necessidade de entender e identificar as dificuldades das famílias no enfrentamento das demandas no meio social e familiar dos seus filhos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Marco Antonio Figueiredo Guedes
Graduado em Educação Física pela UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda (2002), especializado em Treinamento Resistido pela IAESC – Instituto Academia Escola, pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela UVA – Universidade Veiga de Almeida, Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor pela Universidade Fernando Pessoa UFP, Porto, Portugal. Professor Orientador do NAPES – Núcleo de Apoio Psicopedagógico.
SUMÁRIO
Prefácio………………………………………………………………………………………..9
Introdução………………………………………………………………………………….11
PARTE I – REFERENCIAL TEÓRICO
Capítulo 1. Compreendendo o Autismo………………………………………..17
1.1. O Transtorno do Espectro Autista……………………………………………..17
1.2. Definição e Classificação do TEA…………………………………………….20
1.3. Causas e Prevalência do TEA…………………………………………………..23
1.4. Problemas Associados e Comorbilidades…………………………………..24
Capítulo 2. Da Intervenção Precoce à Escolarização…………………….29
2.1. Práticas Baseadas na Evidência………………………………………………..35
Capítulo 3. Família e TEA…………………………………………………………..45
3.1. O Conceito Contemporâneo de Família…………………………………….45
3.2. Impacto do TEA na Família……………………………………………………..46
3.3. Consequências do Diagnóstico e Resiliência das Famílias…………..49
3.4. Atendimento Especializado à Criança com TEA e Família
no Brasil………………………………………………………………………………..53
PARTE II – ESTUDO EMPÍRICO
Capítulo 4. Enquadramento do Estudo………………………………………..61
4.1. Objetivos……………………………………………………………………………….62
4.2. Questões de Investigação…………………………………………………………63
Capítulo 5. Método……………………………………………………………………..65
5.1. Participantes…………………………………………………………………………..65
5.2. Instrumentos………………………………………………………………………….69
5.3. Procedimentos………………………………………………………………………..69
Capítulo 6. Apresentação e Discussão dos Resultados…………………..71
6.1. Caminhos para o Diagnóstico do TEA………………………………………71
6.2. As Repercussões do TEA no Relacionamento Familiar……………….74
6.3. A Escola e a Família da Criança com TEA…………………………………76
6.4. O Envolvimento dos Familiares em Eventos Sociais…………………..80
6.5. Fatores de Resiliência Debruçados pelas Famílias com Filhos
com TEA……………………………………………………………………………….81
Considerações Finais…………………………………………………………………..85
Referências Bibliográficas……………………………………………………………89
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