O livro vem para ajudar alunos, professores e familiares, tanto na reflexão como na intervenção. A autora inicia a sua obra percorrendo teoricamente o diagnóstico e o tratamento do aluno com Transtorno do Espectro Autista, bem como as rotinas das famílias, as dificuldades enfrentadas por essas e o acompanhamento no processo de aprendizagem do aluno com TEA. Analisa como família e escola se relaciona nas ações inclusivas, visando uma integração mais efetiva entre escola, família e alunos com Transtorno do Espectro Autista. Procura compreender em que momento a escola chama os pais para aquele ambiente e o que dificulta a inclusão da família e alunos com TEA.
Maria Aparecida Pereira Laura
Mestre em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor pela Universidade Fernando Pessoa – Porto, Portugal. Professora da Rede Estadual de Educação no Estado de Goiás. Especializada em História Cultural: Imaginário, Poder e Identidade pela Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás.
SUMÁRIO
Prefácio………………………………………………………………………………………..7
Introdução………………………………………………………………………………….11
PARTE I – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Capítulo 1. O Transtorno do Espectro Autista……………………………..15
1.1. Diagnóstico e Tratamento……………………………………………………….15
1.2. A Rotina da Família do Aluno com TEA…………………………………..18
1.3. O Acompanhamento no Processo de Aprendizagem do Aluno
com TEA………………………………………………………………………………22
1.4. As Dificuldades Enfrentadas pela Família no Processo de Inclusão….26
Capítulo 2. Relação Escola e Família…………………………………………..31
2.1. O Processo de Inclusão do Aluno com TEA na Educação Básica…31
2.2. O Planejamento Pedagógico junto à Sala de Recursos
Multifuncionais……………………………………………………………………..34
2.3. O Acompanhamento e a Intervenção no Processo de
Ensino/Aprendizagem…………………………………………………………….41
2.4. A Inserção da Família no Processo de Aprendizagem do Aluno…..47
PARTE II – PESQUISA EMPÍRICA
Capítulo 3. Metodologia……………………………………………………………..55
3.1. Justificativa…………………………………………………………………………..55
3.2. Questões de Investigação………………………………………………………..55
3.3. Objetivos………………………………………………………………………………55
3.3.1. Objetivo Geral………………………………………………………………55
3.3.2. Objetivos Específicos…………………………………………………….56
3.4. Método…………………………………………………………………………………56
3.5. Contextualização do Espaço……………………………………………………56
3.6. Participantes, Instrumentos e Procedimentos…………………………….58
3.6.1. Participantes…………………………………………………………………58
3.6.2. Instrumentos Utilizados e Procedimentos…………………………61
3.7. Apresentação dos Resultados…………………………………………………..62
3.7.1. Entrevista com os Representantes da Escola……………………..63
3.7.2. Entrevista com a Família………………………………………………..93
3.8. Análise e Discussão dos Resultados……………………………………….100
Considerações Finais………………………………………………………………..107
Referências Bibliográficas………………………………………………………… 111
Avaliações
Não há avaliações ainda.