O presente livro se apresenta como uma possibilidade extremamente rica para o trabalho de inclusão escolar. Traz uma proposta nova em nosso país, que apresenta novas formas de ver e viver o autismo, com contribuições claras do modelo social da deficiência e do desenvolvimentismo histórico cultural. O modelo em questão entrega para as escolas e famílias um caminhar seguro e congruente para a oferta de experiências inclusivas de mediação, que valorizam o aluno com necessidades educacionais específicas.
Pedro Lucas Costa e Lopes de Lima
Mestre em Educação Especial no domínio cognitivo e motor pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Psicopedagogo e Orientador Educacional com especialização em Psicologia escolar, tem experiência em Orientação Educacional para os anos finais do Fundamental e Ensino Médio, Psicopedagogia Institucional e Clínica, Atendimento Educacional Especializado e Assessoria Estratégica em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e Integral. Palestrante.
SUMÁRIO
Prefácio…………………………………………………………………………………. 7
Introdução……………………………………………………………………………… 9
Capítulo 1. Transtorno do Espectro Autista………………………………… 13
1.1. Identificação e Características do TEA (Transtorno do Espectro
Autista)……………………………………………………………………………….. 13
1.2. O Perfil Comportamental e Comunicativo……………………………….14
1.3. Identificação Precoce e Escolarização/Intervenção Educativa
na TEA………………………………………………………………………………… 17
Capítulo 2. O Modelo SCERTS………………………………………………….. 21
2.1. Comunicação Social…………………………………………………………….. 23
2.1.1. Capacidade de Atenção Conjunta…………………………………… 24
2.1.2. Capacidade de Utilização de Símbolos…………………………… 26
2.1.3. Objetivos para Comunicação Social……………………………….. 28
2.2. Regulação Emocional…………………………………………………………… 32
2.2.1. Comunicação, Arousal e Regulação Emocional………………. 34
2.2.2. Objetivos da Regulação Emocional……………………………….. 36
2.3. Suporte Transacional……………………………………………………………… 37
2.3.1. Suporte Interpessoal…………………………………………………….. 38
2.3.2. Suporte Educacional e de Aprendizagem………………………… 40
2.3.3. Suporte Familiar………………………………………………………….. 41
2.4. Objetivos para o Suporte Transacional…………………………………….. 42
Capítulo 3. Metodologia…………………………………………………………….. 45
3.1. Objetivos …………………………………………………………………………….. 45
3.2. Questões de Investigação……………………………………………………….. 45
3.3. Método………………………………………………………………………………… 46
3.3.1. Participantes……………………………………………………………….. 47
3.3.2. Instrumentos……………………………………………………………….. 48
3.3.3. Procedimentos…………………………………………………………….. 49
Capítulo 4. Apresentação e Discussão dos Resultados………………….. 53
4.1. Resultado sobre o Nível de Desenvolvimento da Criança
com TEA……………………………………………………………………………… 53
4.1.1. Resultados para Determinar o Nível de Desenvolvimento
Comunicacional………………………………………………………….. 53
4.1.2. Resultados da Grelha SAP – Tabela de Informações:
Parceiro Social……………………………………………………………. 53
4.1.3. Domínio da Comunicação Social…………………………………… 54
4.1.4. Regulação Emocional…………………………………………………… 55
4.1.5. Apoio Transacional………………………………………………………. 57
4.2. Resultados da 1ª Sessão – Formulário de Observação do Parceiro
Social: Suporte Transacional………………………………………………….. 60
4.3. Resultado da 2ª Sessão – 1ª Tutoria………………………………………….. 68
4.4. Resultado da 3ª Sessão – 2ª Sessão de Tutoria…………………………… 71
4.5. Questionário – Aspectos Úteis da Tutoria…………………………………. 72
4.6. Resultado da 4ª Sessão – Avaliação da Mudança no Perfil de
Interação e na Apresentação das Atividades……………………………… 75
4.7. Discussão dos Resultados………………………………………………………. 82
Considerações Finais…………………………………………………………………. 89
Referências Bibliográficas………………………………………………………….. 91
ANEXO 01. Questionário de Tutoria…………………………………………….. 97
ANEXO 02. Exemplo de Organizador Produzido para o aluno
com Autismo…………………………………………………………………………….. 101
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