As aplicações do digital têm uma dimensão de fenômeno marcadamente social e que importa aprofundar no esforço de compreender melhor o tempo em que vivemos. A presente obra seleciona um conjunto de 15 ensaios sobre o tema e que abordam esta problemática em diferentes dimensões. Os textos estão organizados em duas partes, focando o digital na sociedade e o digital no ensino e aprendizagem. Escrevem nesta obra: Ana Carmo Sana, Ana Cristina Santos , Carlos Henrique Silva Sousa, Daiana Rocha, Emerson Carvalho de Lima, Ernane Martins, Francisco Portela, Gisleise Aguiar, Johnny Matos Abjaud, Judite de Freitas, Luis Borges Gouveia, Miguel Ysrrael Ramírez-Sánchez, Oberdan Costa, Paulo Rurato, Pedro Reis, Raymundo Mançú, Selma Cavaignac, Silvério Cordeiro, Thiago Ximenes e Valéria Barros.
Luis Borges Gouveia – Organizador
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Doutor em Ciências da Computação. Mestre em Engenharia Eletrônica e de Computadores.
SUMÁRIO
Prefácio………………………………………………………………………………………..9
1. Introdução: estudos avançados e a ciência da informação
Luis Borges Gouveia……………………………………………………………………. 11
PARTE I – O DIGITAL NA SOCIEDADE
2. O Impacto Digital no Crime
Thiago Ximenes
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………….21
3. Políticas Públicas para a Transparência em Governos Locais
Miguel Ysrrael Ramírez-Sánchez……………………………………………………35
4. A Transparência do Governo Digital do Estado do Ceará
Francisco Portela
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………….51
5. Políticas Públicas do Governo do Ceará e o Controle Social
Emerson Carvalho de Lima
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………….71
6. Contribuições para o Uso de um Modelo de Matriz de Correlação e
Relevância – ODS e Indicadores de Projetos de Impacto Social no Brasil
Valéria Barros
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………….95
7. Análise Comparativa das Práticas de Gestão e Operacional de Campos
Produtores de Petróleo
Raymundo Mançú
Luis Borges Gouveia
Silvério Cordeiro………………………………………………………………………..123
8. Transformação Digital na Contabilidade: revisão sistemática
Gisleise Aguiar
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………..177
PARTE II – O DIGITAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM
9. Um Breve Histórico das Instituições de Ensino Superior Brasileiras e
sua Influência na Sociedade
Johnny Matos Abjaud
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………..195
10. Percepções Conceituais sobre Gestão do Conhecimento em Bibliotecas
Técnico-Acadêmicas
Carlos Henrique Silva Sousa
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………..221
11. Acesso Aberto e Dados Abertos em Ciência: percepções dos investigadores
da Universidade Federal Rural da Amazônia
Ana Cristina Santos
Judite de Freitas…………………………………………………………………………237
12. Etapas de Criação de um Modelo de referência de Qualidade para
Curadoria de Conteúdo na EaD
Daiana Rocha
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………..257
13. Avaliando a Relação entre as Variáveis Categóricas Status Final do Curso
e Demográficas
Oberdan Costa
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………..273
14. Análise Comportamental do Docente e Discente frente às Tecnologias
na Educação Superior: uso das TIC no processo de aprendizagem
Ana Carmo Sana
Paulo Rurato………………………………………………………………………………295
15. Jogo Jornalistando: uma proposta para o ensino do jornalismo
Selma Cavaignac
Luis Borges Gouveia
Pedro Reis…………………………………………………………………………………307
16. Contribuições da Utilização do Modelo Pedagógico ML-SAI
Ernane Martins
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………..327
Avaliações
Não há avaliações ainda.