A obra procura compreender os efeitos da vibração bem como a relação da postura sentada versus distribuição da pressão na interface assento/condutor, avaliando o movimento das pernas esquerda e direita, comparativamente, em veículos automóveis com seleção automática de marchas e veículos com seleção manual, em diferentes pavimentos de rolamento. O autor pretende identificar a existência ou não de assimetrias nos movimentos do condutor e como estas se manifestam. Este livro vem agregar conhecimento à área de saúde e higiene ocupacional, fornecendo subsídios a fabricantes de assentos e veículos automóveis, entre outras aplicações.
Izac Josué Moreira – Engenheiro Industrial Mecânico, com atuação na área de fabricação automotiva, mais especificamente na produção de veículos de transporte para uso coletivo, nas áreas de desenvolvimento de materiais, bem como nos processos de gestão da qualidade do produto. Atualmente na área acadêmica como professor na formação de profissionais na área de engenharia automotiva.
SUMÁRIO
Introdução
Capítulo 2. Revisão da Literatura
2.1. Aspectos anatômicos e biomecânicos do corpo humano
2.2. A ergonomia e a postura sentada ao dirigir veículo automóvel
2.2.1. Ergonomia
2.2.2. A posição sentada ao dirigir
2.2.3. Conforto e desconforto: conceitos fundamentais para a ergonomia
2.3. O veículo
2.3.1. A suspensão como sistema de amortecimento do veículo automóvel
2.3.2. Diferenças na condução de veículos automóveis com seleção manual e automática de velocidade
2.3.2.1. Transmissão manual
2.3.2.2. Transmissão automática
2.3.2.3. Modo de operação do sistema de transmissão manual e automático pelo condutor
2.3.3. O banco/assento como interface do veículo com o condutor
2.3.3.1. O banco: aspectos construtivos e a postura sentada
2.4. Distribuição da pressão e vibração como fenômenos e parâmetros de análise
2.4.1. Distribuição da pressão na postura sentada
2.4.2. Transmissibilidade das vibrações
Capítulo 3. Objetivos
3.1. Objetivo geral
3.2. Objetivos específicos
Capítulo 4. Metodologia
4.1. Amostra
4.2. Caracterização dos veículos
4.3. Caracterização dos percursos
4.3.1. Acompanhamento da medição da velocidade, tempo de deslocamento e informações relativas ao percurso – Sistema de posicionamento global – GPS
4.3.2. Pavimento asfáltico
4.3.3. Pavimento de paralelepípedo
4.4. Ensaios de medições das vibrações e da distribuição da pressão na interface assento/condutor
4.4.1. Ensaio de medição de vibração
4.4.1.1. Equipamentos de medição de vibrações
4.4.1.2. Montagem do equipamento medidor de vibrações Svantek no veículo
4.4.1.3. Tratamento dos dados obtidos durante os ensaios de vibração
4.4.2. Ensaio de medição da distribuição da pressão na interface assento/condutor.
4.4.2.1. Equipamentos de medição da distribuição da pressão na interface assento/condutor
4.4.2.2. Montagem da manta sensor de pressão de interface TATILUS no veículo
4.4.2.3. Tratamento dos dados obtidos durante os ensaios de medição da distribuição da pressão na interface assento/condutor
4.4.2.4. Número de sensores ativos
4.4.2.5. Distribuição da pressão média do assento (SPD%)
Capítulo 5. Resultados e Discussões
5.1. Antropometria dos condutores
5.2. Número de sensores ativos
5.3. Distribuição da pressão média na interface assento/condutor
5.4. Percentual da distribuição da pressão – SPD%
5.5. Testes de vibração (Acelerômetro)
5.5.1. Aceleração eficaz (𝒂𝒘)
5.5.2. SEAT – (Seat Effective Amplitude Transmissibility)
Conclusões
Sugestão de Trabalhos Futuros
Referências Bibliográficas
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