A obra procura trazer o equilíbrio entre conhecimentos acadêmicos e impacto social, apresentando discussões atuais e relevantes em temas como: Personalidade Jurídica; Transparência Pública; Transformação Digital; Planejamento Estratégico; Orientação para o Mercado; Securitização de Recebíveis; Inovações em Pequenas Empresas; Supervisão de Colaboradores; Métodos Lean; Sonegação Fiscal; Planejamento Tributário; e Gestão da Informação Contábil/Tributária. Escrevem nesta obra: Ana Kankura Salazar; Aymme Katherine Vidovix; Dalva da Conceição Campos Kuwabara; Elaine Leite de Lima; Fellipe Matos Guerra; Francisco Portela; Hélder Santos; Henrique Mota de Aguiar; João Arlindo do Prado Gusmão; Joaquim Ramalho; Luis Borges Gouveia; Márcio Carneiro de Mesquita; Maria Hozana Braga Palma; Matheus Bergson do Valle; Neli Maria Mengalli; Paulo de Matos Graça Ramos; Sandra Bernardo; e Vasco M. P. Matos da Costa.
Paulo Sérgio de Araújo – organizador
Doutorando em Ciências da Informação. Mestre em Ciências da Religião. Professor no Ensino Superior de Filosofia. Gestor de projetos e inovação na Secretaria de Educação de Betim.
Daniely Rosa Lana Araújo – organizador
Mestranda em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal); Professora de Metodologia Científica, Consultora Acadêmica e pesquisadora.
Luis Borges Gouveia – organizador
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Doutor em Ciências da Computação. Mestre em Engenharia Eletrônica e de Computadores.
SUMÁRIO
Prefácio………………………………………………………………………………………..7
Sobre os organizadores…………………………………………………………………..9
PARTE I – QUESTÕES DAS EMPRESAS
1. A Personalidade Jurídica das Pessoas Coletivas
Joaquim Ramalho………………………………………………………………………….15
2. Uma Breve Análise dos Mecanismos do Portal de Transparência do
Ceará para Uso e Reporte pelo Cidadão
Francisco Portela
Luis Borges Gouveia……………………………………………………………………..31
3. Transformação Digital e Sociedade 5.0 no Metaverso: o impacto do
digital na educação corporativa
Elaine Leite de Lima
Neli Maria Mengalli………………………………………………………………………45
4. Planejamento Estratégico Sustentável em Turismo: aplicação ao destino
Taquaruçu
Aymme Katherine Vidovix
Ana Kankura Salazar…………………………………………………………………….59
5. A Orientação para o Mercado no Setor dos Vinhos e suas Consequências
no Relacionamento entre Produtores e Intermediários
Paulo de Matos Graça Ramos…………………………………………………………77
6. A Operação de Securitização de Recebíveis Imobiliários
Henrique Mota de Aguiar
Sandra Bernardo……………………………………………………………………………99
PARTE II – APLICAÇÕES EMPRESARIAIS
7. As Pequenas Empresas, o Empreendedorismo e as Inovações Tecnológicas:
agregando valor às ciências empresariais
Márcio Carneiro de Mesquita
Luis Borges Gouveia……………………………………………………………………113
8. A Supervisão Individual de Colaboradores como Instrumento de Aferição
dos Objetivos Estratégicos das Empresas
Hélder Santos……………………………………………………………………………..133
9. A Influência do Lean na Rotina de Execução da Manutenção Portuária
– Estudo de Caso Vale
Matheus Bergson do Valle
Vasco M. P. Matos da Costa………………………………………………………….143
10. Estudo dos Aspectos da Sonegação Fiscal no Brasil
João Arlindo do Prado Gusmão
Luis Borges Gouveia……………………………………………………………………155
11. Ágio em Empresa Veículo na Visão do CARF: planejamento tributário
em uma holding
Maria Hozana Braga Palma………………………………………………………….171
12. Análise Estratégica Setorial: aplicação às empresas familiares de laticínios
do Sul de Minas Gerais
Dalva da Conceição Campos Kuwabara
Ana Kankura Salazar…………………………………………………………………..189
13. Gestão da Informação Contabilística e Fiscal da Empresa para o
Governo
Fellipe Matos Guerra
Luis Borges Gouveia……………………………………………………………………205
Avaliações
Não há avaliações ainda.