Com a crescente procura de cursos de graduação pelos discentes com Necessidades Educativas Especiais e com o surgimento da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que além de fornecer maior autonomia e capacidade para cidadãos com NEE, também vem regulamentar e implementar ações que possam contribuir com o acesso desses alunos à educação superior. Essa obra analisa as atitudes inclusivas no contexto institucional, dos processos de ensino-aprendizagem por parte dos docentes em relação aos estudantes com deficiências no Ensino Superior em uma Universidade Federal na Região da Amazônia.
Maria Josefa Juviniano Quadros
Mestre em Ciências da Educação Especial. Especialista em Gestão de Saúde e em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Metodologia no Serviço Social pela Universidade Federal do Pará. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará.
Introdução ……………………………………………………………………………….. 11
PARTE I – A UNIVERSIDADE E A INCLUSÃO
Capítulo 1. A Universidade Brasileira e a Inclusão …………………….. 19
1.1. O Contexto de Inclusão no Brasil …………………………………………… 19
1.2. A Inclusão no Currículo Universitário …………………………………….. 23
1.3. O Processo Pedagógico para a Promoção do Conhecimento………. 26
Capítulo 2. Ensino Aprendizagem no Ensino Superior Inclusivo … 31
2.1. O Professor Universitário e a Formação Inclusiva ……………………. 34
2.2. A Inclusão sem Exclusão na Sala de Aula ……………………………….. 36
2.3. A Colaboração Acadêmica entre os Docentes no Processo de
Inclusão do Aluno com NEE ………………………………………………….. 37
PARTE II – ESTUDO EMPÍRICO
Capítulo 3. Descrição do Estudo ………………………………………………… 41
3.1. Problemática ……………………………………………………………………….. 41
3.2. Objetivos …………………………………………………………………………….. 42
3.2.1. Objetivo Geral…………………………………………………………….. 42
3.2.2. Objetivos Específicos …………………………………………………… 42
3.3. Metodologia ………………………………………………………………………… 43
3.4. Instrumentos e Procedimentos ……………………………………………….. 46
3.5. Caracterização do Contexto e Amostra ……………………………………. 47
3.6. População-Alvo e Participantes no Estudo ………………………………. 53
Capítulo 4. Apresentação dos Resultados e Análises ………………………. 59
4.1. Resultados …………………………………………………………………………… 59
4.2. Análise Interpretativa e Discussão dos Resultados ……………………. 82
Considerações Finais ………………………………………………………………… 87
Referências Bibliográficas …………………………………………………………. 89
Avaliações
Não há avaliações ainda.