Neste livro, as autoras trazem novas abordagens, novas práticas que nos levam a percorrer caminhos de aprendizagem, de desenvolvimento, de participação e de justiça, capazes de ultrapassar e superar os diversos constrangimentos e obstáculos à inclusão. Assim, apontam o Yoga, como caminho de flexibilidade, sensibilidade, autoconfiança, criatividade, autocontrole, partilha, que consolida o desejo de Sabedoria, educa a atenção e confere concentração, chamando o outro para fora da solidão, em uma constante interação lúdica. De forma muito clara, verificam que a prática do Yoga pode fazer a diferença na vida dos alunos, principalmente nos alunos com necessidades especiais.
Mónica Oliveira Neves
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Fernando Pessoa – Porto/PT. Pós-graduada em Educação Especial pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa/PT. Licenciada em Ensino de Física e Química. Formação em Yoga, como Instrutora e Professora, com o Curso Avançado Especial do Yoga pela Confederação Portuguesa do Yoga – Lisboa/PT.
Fátima Paiva Coelho
Doutora em Psicopedagogia e Educação Especial, Docente da Universidade Fernando Pessoa – Porto/PT.
SUMÁRIO
Prefácio………………………………………………………………………………………………….7
Posfácio……………………………………………………………………………………………….. 11
Introdução……………………………………………………………………………………………13
PARTE I – REVISÃO DA LITERATURA
Capítulo 1. Necessidades Educativas Especiais (NEE)…………………………….19
1.1. Incapacidade Intelectual…………………………………………………………………….25
1.2. Incapacidade Motora…………………………………………………………………………27
1.3. Perturbação do Espectro do Autismo…………………………………………………..29
1.4. Unidades de Ensino Especializado e Estruturado………………………………….32
Capítulo 2. O Yoga Sámkhya…………………………………………………………………35
2.1. Benefícios Gerais da Prática do Yoga Sámkhya……………………………………36
2.2. Benefícios do Yoga Sámkhya para Crianças/Jovens………………………………37
2.3. As Aulas do Yoga Sámkhya para Crianças/Jovens e a Importância da sua
Introdução nas Escolas…………………………………………………………………………….38
2.4. As Aulas do Yoga em Alunos com NEE………………………………………………44
PARTE II – ESTUDO EMPÍRICO
Capítulo 3. Metodologia………………………………………………………………………..49
3.1. Problemática……………………………………………………………………………………50
3.2. Objetivos de Estudo………………………………………………………………………….53
3.3. Participantes no Estudo……………………………………………………………………..53
Capítulo 4. Instrumentos de Recolha de Dados e Procedimentos…………….55
4.1. Grelha de Observação e Tabela de Registos…………………………………………56
4.2. Plano de Intervenção…………………………………………………………………………57
4.2.1. Aspetos Relevantes para a Intervenção……………………………………….57
4.2.2. Planificação das Sessões…………………………………………………………..59
Capítulo 5. Apresentação, Análise e Discussão dos Resultados………………..61
Capítulo 6. Considerações Finais…………………………………………………………131
Referências Bibliográficas……………………………………………………………………135
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