O presente livro expõe um plano de manutenção das rodovias estatais para os próximos 20 anos, proporcionando dados objetivos, de modo a afastar o modelo atual de gestão que se baseia na experiência do gestor local, no planejamento dos investimentos e na distribuição dos recursos destinados à manutenção da malha. Demonstrando, assim, as vantagens da implementação de um sistema de gerência de pavimentos em nível de rede para a gestão da malha rodoviária federal. Demonstra que, com o planejamento adequado e a quantidade de valores praticamente igual ao já investido, seria possível garantir o bom estado da malha rodoviária.
Glauco Henrique Ferreira da Silva
Mestre em Construções Civis. Especialista em Qualidade e Produtividade – UEMA. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho – FAMA/MA. MBA em Gestão Pública com ênfase em Projetos – FGV/RJ. MBA em Licitações e Contratos Administrativos – NAVIGARE. Superintendente do DNIT. Analista em infraestrutura de Transportes desde 2007.
SUMÁRIO
Introdução…………………………………………………………………………………………11
Capítulo 1. Manutenção Rodoviária……………………………………………………..19
1.1. Generalidades…………………………………………………………………………….19
1.2. Atividades de Manutenção Rodoviária……………………………………………22
1.2.1. Conservação Rotineira………………………………………………………………23
1.2.2. Conservação Preventiva Periódica……………………………………………..23
1.2.3. Restauração…………………………………………………………………………….23
1.2.4. Melhoramento………………………………………………………………………….24
1.2.5. Emergências……………………………………………………………………………25
1.3. Contexto Econômico……………………………………………………………………25
1.4. Desempenho do Pavimento………………………………………………………….25
1.4.1. Desempenho Funcional…………………………………………………………….26
1.4.2. Desempenho Estrutural…………………………………………………………….27
1.4.3. Desempenho Quanto à Segurança…………………………………………….27
1.5. Deterioração do Pavimento………………………………………………………….27
1.6. Evolução dos Defeitos…………………………………………………………………28
1.7. Interação entre os Defeitos…………………………………………………………..31
1.8. Estágio Recomendado para Restauração do Pavimento………………….32
Capítulo 2. Gerência do Pavimento……………………………………………………..35
2.1. Generalidades…………………………………………………………………………….35
2.2. Conceitos de Gerência de Pavimentos…………………………………………..38
2.2.1. SGP em Nível de Rede……………………………………………………………..39
2.2.2. SGP em Nível de Projeto…………………………………………………………..41
2.3. Finalidades de um SGP………………………………………………………………..42
2.4. Componentes de um SGP…………………………………………………………….44
2.4.1. Banco de Dados……………………………………………………………………….45
2.4.2. Subsistema Planejamento………………………………………………………….47
2.4.3. Subsistema Projeto…………………………………………………………………..47
2.4.4. Subsistema Construção e Manutenção……………………………………….48
2.4.5. Subsistema Avaliação e Monitoramento………………………………………48
2.4.6. Subsistema Pesquisa……………………………………………………………….49
2.5. Benefícios de um SGP…………………………………………………………………49
2.6. Efeito das Técnicas de Manutenção de Pavimento………………………….51
2.6.1. Conservação Rotineira……………………………………………………………..52
2.6.2. Restauração……………………………………………………………………………54
2.6.3. Reconstrução………………………………………………………………………….55
2.7. Subtrecho Homogêneo……………………………………………………………….55
2.8. Síntese de Condição da Rede……………………………………………………..56
2.8.1. Dados Relativos à Caracterização Física e Histórica……………………57
2.8.2. Avaliação Funcional dos Pavimentos…………………………………………59
2.8.3. Conceito de Serventia……………………………………………………………..59
2.8.4. Valor da Serventia Atual – VSA…………………………………………………61
2.8.5. Levantamento Visual Contínuo – LVC………………………………………..62
2.8.6. Avaliação da Irregularidade Superficial………………………………………64
2.8.7. Índice de Gravidade Global………………………………………………………67
2.8.8. Avaliação Estrutural…………………………………………………………………68
2.9. Otimização no Sistema de Gerência de Pavimento………………………..71
2.9.1. Otimização em Nível de Rede………………………………………………….72
2.9.2. Otimização em Nível de Projeto……………………………………………….73
Capítulo 3. Análise Econômica da Rede – HDM-4……………………………….75
3.1. Generalidades………………………………………………………………………….75
3.2. Definições Iniciais……………………………………………………………………..77
3.2.1. A Rede de Rodovias a ser Estudada (Road Network)………………….77
3.2.2. A frota de veículos que utilizam a rede de rodovias (Vehicle Fleet)..81
3.2.3. Os padrões de manutenção e melhorias (Maintenance e improvement
Standards)……………………………………………………………………………………..81
Capítulo 4. Caso Prático: Análise Estratégica em Nível de Rede Malha
Rodoviária no Estado do Maranhão……………………………………………………83
4.1. Generalidades…………………………………………………………………………..83
4.2. Dados de Entrada……………………………………………………………………..84
4.2.1. Divisão da Malha Federal no Maranhão…………………………………….84
4.2.2. Condições dos Segmentos Homogêneos…………………………………..86
4.2.3. Tráfego que Solicita os Segmentos Rodoviários Considerado na
Simulação……………………………………………………………………………………….91
4.2.4. Dados Gerais da Análise Estratégica…………………………………………92
4.2.5. Alternativas de Manutenção……………………………………………………..92
4.2.6. Metodologia de Classificação dos Segmentos Homogêneos Utilizados
como Parâmetros de Entrada para Extensão dos Segmentos……………….96
4.3. Nota Conclusiva – Análise de Resultados da Simulação do HDM-IV para o
Sistema de Gerência de Pavimentos em Nível de Rede – Simulação SRMA/
DNIT……………………………………………………………………………………………….96
4.3.1. Limitações e Síntese dos Resultados…………………………………………97
4.3.1.1. Análise de Dados de Saída do HDM-4…………………………………..103
4.3.2. Comparativo de Investimento em Manutenção/Restauração Já Realizado
e o Plano de Manutenção Proposto………………………………………………….108
Considerações Finais……………………………………………………………………..113
Referências Bibliográficas……………………………………………………………….117
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