O fracasso escolar das crianças e adolescentes de Jardim Gramacho está anunciado. Não se trata de pessimismo ou determinismo, mas de constatação (investigação) sociológica para além da vontade e discursos dos sujeitos, sejam eles de Jardim Gramacho ou os próprios leitores. A realidade social/escolar do lugar, onde esteve ativo o maior lixão da América Latina, não será mudada com posicionamentos românticos ou ingênuos, mas com denúncias fundadas na concretude de uma sociedade de classes extremamente desigual e racista. Jardim Gramacho é o lugar paradigmático da “ralé brasileira” e da arbitrariedade do processo de escolarização.
Matheus Cabral Ribeiro Corrêa – Pedagogo e Mestre em Educação. Educador Popular em Jardim Gramacho (2018-2025). Doutorando em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas (2024 – atual).
SUMÁRIO
PREFÁCIO …………………………………………………………………………..xiii
APRESENTAÇÃO………………………………………………………………….xvii
INTRODUÇÃO: SENDO EDUCADOR SOCIAL E PESQUISADOR
NO LIXÃO……………………………………………………………………………..1
1 EFEITOS DE LUGAR: VIVENDO NO LIXO…………………………….9
1.1 Contextualizando o Jardim Gramacho…………………………………11
1.2 Os sujeitos da pesquisa…………………………………………………….14
1.3 Metodologia da pesquisa: os Retratos Sociológicos e os seus
pressupostos…………………………………………………………………………16
2 QUESTÕES DE TEORIA SOCIAL: DIÁLOGOS CRÍTICOS
COM JESSÉ SOUZA…………………………………………………………….27
2.1 Os batalhadores e a ralé…………………………………………………..38
2.2 Classe e raça no Brasil……………………………………………………42
2.3 Relações amorosas e sexuais na “ralé”……………………………..61
3 A “RALÉ” NA ESCOLA: OS “EXCLUÍDOS DO INTERIOR” …….75
3.1 Arbitrário cultural…………………………………………………………….78
3.2 A má-fé da instituição escolar no Brasil……………………………..93
4 OS RETRATOS SOCIOLÓGICOS: A “RALÉ” DENTRO E
FORA DA ESCOLA…………………………………………………………….101
4.1 Kauan e Valéria…………………………………………………………….101
4.2 Maria e Fabi…………………………………………………………………118
4.3 Gustavo e Kássia………………………………………………………….136
4.4 Maicon, Kátia e Ângela…………………………………………………161
CONSIDERAÇÕES FINAIS: “ATÉ NO LIXÃO NASCE FLOR?”..87
REFERÊNCIAS…………………………………………………………………193
APÊNDICE
APÊNDICE A – Modelo do termo de assentimento dos
participantes menores de 18 anos………………………………………..197
APÊNDICE B – Modelo do termo de consentimento para as
entrevistas com as mães…………………………………………………….199
APÊNDICE C – Perguntas norteadoras das entrevistas com
as mães……………………………………………………………………………201
ANEXO
Autorização da Secretaria Municipal de Duque de Caxias
(SME-DC) para a realização da pesquisa de campo na escola..208




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