A obra visa verificar se os professores receberam formação para atender e saber atuar no dia a dia com alunos com necessidades educativas especiais na educação regular. Traz contribuições imensuráveis àqueles que buscam aprofundar sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais na educação regular. A leitura desta obra é recomendada a todos os profissionais da educação que de uma forma ou de outra, buscam conhecer todas as vertentes que abarcam o processo de ensino aprendizagem do aluno.
Lanzilina Netto Duque
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Professora do quadro permanente do Colégio Militar de Brasília.
Fátima Paiva Coelho
Doutora em Psicopedagogia e Educação Especial, Docente da Universidade Fernando Pessoa.
SUMÁRIO
Prefácio……………………………………………………………………………………….7
Introdução…………………………………………………………………………………..9
PARTE I – ENQUADRAMENTO TEÓRICO
Capítulo 1. Formação de Professores…………………………………………..15
1.1. Visão sobre a Formação dos Professores……………………………….15
1.2. A Formação dos Professores no Brasil……………………………………18
Capítulo 2. Inclusão……………………………………………………………………25
2.1. Conceitos de Inclusão…………………………………………………………..25
2.2. Educação Especial e Inclusão Social………………………………………28
2.3. Benefícios da Inclusão …………………………………………………………30
2.4. Necessidades Educacionais Especiais……………………………………..34
2.5. Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais no Ensino Regular.37
2.6. O Atendimento Educacional Especializado (AEE)……………………..39
2.7. A Formação dos Professores para a Inclusão……………………………..41
2.8. Necessidade de Formação de Professores para Inclusão……………..43
PARTE II – ESTUDO EMPÍRICO
Capítulo 3. Estudo Empírico……………………………………………………….49
3.1. Problemática…………………………………………………………………………49
3.2. Objetivos do Estudo ………………………………………………………………50
3.3. Metodologia………………………………………………………………………….51
3.4. Contexto Espacial e Socioeconômico da Pesquisa……………………..55
3.5. Caracterização dos Participantes………………………………………………56
3.6. Instrumentos e Procedimentos…………………………………………………59
Capítulo 4. Apresentação e Análise dos Dados……………………………..61
4.1. Análise dos Resultados dos Dirigentes……………………………………..77
Capítulo 5. Considerações Finais………………………………………………..83
5.1. Limitações da Investigação……………………………………………………..86
5.2. Sugestões para Futuras Investigações……………………………………….86
Referências Bibliográficas…………………………………………………………..87
Avaliações
Não há avaliações ainda.