A obra é composta por 15 capítulos que, divididos em três partes, nos proporcionam uma reflexão informada sobre as questões atuais com que nos confrontamos no contexto do empreendedorismo e da responsabilidade social e qual o papel que a tecnologia pode assumir como elemento central no aproveitamento das oportunidades de negócio, com uma consciência coletiva e social. Escrevem nesta obra: Alexandre de Souza Tavares; Ana Margarida Fonseca; Andréa Netto Sala; Andréia Santos; António Cardoso; Atais Maria Oliveira Mota; Gisleise Nogueira de Aguiar; Inácio de Assis Cordeiro; João Lucas de Aguiar Amorin; Joelma da Silva Marques; Jucilene Marques Nogueira; Luis Borges Gouveia; Luis Gouveia; Márcio Carneiro de Mesquita; Maria de Lourdes Ferreira Carvalho; Maria Hozana Braga Palma; Miguel Trigo; Paulo Cardoso; Valeria Pessoa; e Vanderlândia Tomaz de Souza.
Paulo Sérgio de Araújo – organizador
Doutorando em Ciências da Informação. Mestre em Ciências da Religião. Professor no Ensino Superior de Filosofia. Gestor de projetos e inovação na Secretaria de Educação de Betim.
Luis Borges Gouveia – organizador
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Doutor em Ciências da Computação. Mestre em Engenharia Eletrônica e de Computadores.
SUMÁRIO
Prefácio……………………………………………………………………………………….. 9
PARTE I – EMPREENDEDORISMO
1. A Importância dada à Gestão Estratégica pelas Micro e Pequenas
Empresas
Jucilene Marques Nogueira……………………………………………………………19
2. Energias Renováveis no Brasil: Novas Alternativas Empreendedoras
Alexandre de Souza Tavares………………………………………………………….35
3. Inovação Recombinante: Uma Forma de Apoio à Produção de Novas
Ideias no Processo Empreendedor
Maria de Lourdes Ferreira Carvalho
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………….45
4. A Experiência do Consumidor como Ferramenta de Fidelização no Varejo
Andréa Netto Sala………………………………………………………………………..57
5. Educação Empreendedora: Ferramenta de Políticas Públicas
João Lucas de Aguiar Amorin………………………………………………………..73
6. Empreendedorismo no Crescimento Econômico: Evidências para a
Região do Sertão do Nordeste do Brasil
Vanderlândia Tomaz de Souza
António Cardoso………………………………………………………………………….83
7. Simples Nacional e suas armadilhas para a Microempresa
Atais Maria Oliveira Mota…………………………………………………………..103
PARTE II – RESPONSABILIDADE SOCIAL
8. O Papel da Responsabilidade Social Empresarial na Promoção do
Desenvolvimento Sustentável
Joelma da Silva Marques
Ana Margarida Fonseca………………………………………………………………121
9. ODS e ESG – Desenvolvimento Sustentável com Responsabilidade
Social Corporativa
Valeria Pessoa
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………..137
10. Inovação de Processos e Sustentabilidade Organizacional
Andréia Santos…………………………………………………………………………..149
PARTE III – TECNOLOGIA
11. O Valor da Informação para Suporte à Inovação e ao Empreendedorismo
Luis Gouveia
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………..167
12. Tendências Tecnológicas e o Empreendedorismo Estrutural: Funções
Conectivas
Márcio Carneiro de Mesquita
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………..179
13. A Identidade Mutável do Servidor Público Frente às Inovações nas
Práticas de Trabalho
Maria Hozana Braga Palma
Miguel Trigo……………………………………………………………………………..199
14. A Atração dos Consumidores para o Comércio Tradicional em um
Contexto Digital: Requisitos e Expectativas
Inácio de Assis Cordeiro
Luis Borges Gouveia
Paulo Cardoso……………………………………………………………………………221
15. O Dilema das Pesquisas sobre o Futuro das Profissões
Gisleise Nogueira de Aguiar
Luis Borges Gouveia…………………………………………………………………..239
Avaliações
Não há avaliações ainda.