A obra da Profa. Veridiana traz uma revisão teórica a respeito da Educação Inclusiva, se esta já é realidade ou ainda é utopia, trazendo um panorama dos princípios da inclusão e diversidade, buscando construir políticas públicas na área de educação, visando o desenvolvimento local como característica de inovação social. Analisa o caso do Núcleo de Apoio Multidisciplinar e a Educação Inclusiva: um estudo sobre a construção de uma política pública em Betim/MG, e apresenta ferramentas de organização e fluxograma demonstrando as melhores estratégias para os acolhimentos, encaminhamentos e atendimentos dos alunos, públicos-alvo da Educação Inclusiva
Veridiana Antônia A. de Souza
Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (UNA). Especialista em EAD: Tutoria, Metodologia e Aprendizagem (FAEL), Especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE (Universidade Federal do Ceará). Especialista em LIBRAS – Docência de Língua de Sinais – UNÍNTESE. Professora auxiliar do Centro Universitário UNA. Diretora do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva – Rafael Veneroso. CRAEI-RV – Secretaria Municipal de Educação de Betim.
SUMÁRIO
PREFÁCIO – Cláudio Magalhães………………………………………………..7
1. Introdução………………………………………………………………………………..13
PARTE I – ENQUADRAMENTO TEÓRICO
CAPÍTULO 1 – Educação Inclusiva: Realidade ou Utopia? Um
panorama dos princípios da inclusão e diversidade……………………………19
1. Introdução………………………………………………………………………………..19
1.1. Educação inclusiva na perspectiva da legislação…………………………21
1.2. Princípios da Educação Inclusiva …………………………………………….25
1.3. Políticas públicas inclusivas ……………………………………………………34
1.4. Inclusão e diversidade……………………………………………………………..34
1.5. Educação Inclusiva: realidade ou utopia?…………………………………..38
PARTE II – PESQUISA EMPÍRICA
CAPÍTULO 2 – Núcleo de Apoio Multidisciplinar e a Educação
Inclusiva: Um estudo sobre a construção de uma política pública em
Betim/MG……………………………………………………………………………………43
1. Introdução………………………………………………………………………………..43
1.2. Percurso metodológico…………………………………………………………….45
2. Resultados e discussão……………………………………………………………….45
2.1. O Território……………………………………………………………………………45
2.2. O surgimento do Núcleo de Apoio Multidisciplinar – NAM ……….48
2.3. O NAM como possibilidade de política pública………………………….59
2.4. Educação e desenvolvimento local……………………………………………60
2.4.1. Registros fotográficos de algumas atividades desenvolvidas e/ou
que incluíram a participação da equipe do NAM………………………………62
2.5. Os desafios enfrentados……………………………………………………………66
2.5.1 Formação in loco nas escolas …………………………………………………68
2.5.2. Ampliação do NAM …………………………………………………………….71
2.5.3. Transporte ………………………………………………………………………….71
2.5.4. Interlocução efetiva com a rede de parceiros……………………………72
CAPÍTULO 3 – Núcleo de Apoio Multidisciplinar – NAM:
Apresentação de uma Ferramenta de Organização e Fluxo de Trabalho…77
1. Introdução………………………………………………………………………………..77
1.2. Gestão social e o desenvolvimento local……………………………………78
1.3. Procedimentos metodológicos………………………………………………….82
1.3.1. Mapeamento de processos…………………………………………………….82
1.3.2. Organograma e Fluxograma – definições………………………………..82
1.4. Organizando o fluxo de trabalho no contexto do NAM………………..83
Considerações Finais…………………………………………………………………..91
Referência Bibliográfica………………………………………………………………93
ANEXO A – Documento Institucional – Plano de Ação……………………101
ANEXO B – Documento Institucional – Projeto Classe Hospitalar……105
ANEXO C – Quadro de levantamento de demanda usado na realização
da pesquisa…………………………………………………………………………………113
ANEXO D – Projeto Clube de Xadrez…………………………………………..115
1. APRESENTAÇÃO………………………………………………………………….115
2. JUSTIFICATIVA……………………………………………………………………..116
3. O XADREZ NO AMBIENTE ESCOLAR………………………………….117
4. OBJETIVOS…………………………………………………………………………..118
5. METODOLOGIA……………………………………………………………………119
6. CRONOGRAMA…………………………………………………………………….120
7. RESPONSABILIDADES…………………………………………………………122
8. CUSTOS………………………………………………………………………………..123
9. CURRÍCULO…………………………………………………………………………124
REFERÊNCIAS DO TEXTO……………………………………………………….124

Atitudes do Docente Universitário no Processo de Ensino Aprendizagem Face ao Discente com Deficiência: Um estudo de Caso na Universidade Pública Federal na Região Amazônica 


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