Os textos apresentados nesta obra são um excelente testemunho, em especial direcionados para os desafios da inclusão, da alteridade e equidade associados aos conteúdos que contam nos nove capítulos que compõem este livro. Tem a finalidade de contribuir com os educadores, que, independentemente da nacionalidade, poderão conhecer e acessar informações das mais variadas partilhas de experiências e pesquisas acadêmicas. Escrevem nesta obra: Almiria Messias da Silva, Ana Izaura Gonçalves Martins, Ana Paula Antunes Alves, Carlos Eduardo Ciacco, Érika Almeida de Campos, Ernesto Ulysses Ferreira dos Santos, Fátima Paiva Coelho, Fernanda Ferreira Patriani, Francielli Karine de Paula, Maria Bernadete Costa Cruz, Maria da Piedade Gonçalves Lopes Alves, Maria Gessicléia Costa Cruz, Maria Helena Cirne de Toledo, Maria-Raquel G. Silva e Tereza Ventura.
Paulo Sérgio de Araújo – organizador
Doutorando em Ciências da Informação. Mestre em Ciências da Religião. Professor no Ensino Superior de Filosofia. Gestor de projetos e inovação na Secretaria de Educação de Betim.
Luis Borges Gouveia – organizador
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Doutor em Ciências da Computação. Mestre em Engenharia Eletrônica e de Computadores.
Fátima Paiva Coelho – organizadora
Doutora em Psicopedagogia e Educação Especial, Docente da Universidade Fernando Pessoa.
Sumário
Prefácio ……………………………………………………………………………………………….. 7
Sobre os organizadores ……………………………………………………………………….. 13
1. Práticas e Atitudes Pedagógicas Inclusivas
Almiria Messias da Silva
Ana Paula Antunes Alves ……………………………………………………………………… 17
2. A Avaliação no Âmbito Educacional: princípios que os fundamentam
Maria Bernadete Costa Cruz
Maria da Piedade Gonçalves Lopes Alves ………………………………………………. 31
3. Educação Sexual no Contexto Escolar
Francielli Karine de Paula
Fátima Paiva Coelho ……………………………………………………………………………. 45
4. O Professor e a Dislexia
Fernanda Ferreira Patriani
Ana Paula Antunes Alves ……………………………………………………………………… 57
5. Desenvolvendo a Consciência Sintática com o Método dos Dedinhos®: o
papel do aplicativo no desenvolvimento da consciência sintática em crianças e
adolescentes com Síndrome de Down
Érika Almeida de Campos
Ana Paula Antunes Alves ……………………………………………………………………… 73
6. A Informática como Instrumento de Inclusão
Maria Gessicléia Costa Cruz
Tereza Ventura…………………………………………………………………………………….. 85
7. A Educação Física e Violência: a metodologia dos jogos cooperativos como
possibilidades de combate e prevenção do Bullying
Ana Izaura Gonçalves Martins………………………………………………………………. 99
8. A Alimentação e a Atividade Docente, com Ênfase no Período Pandêmico
Ernesto Ulysses Ferreira dos Santos
Maria-Raquel G. Silva ………………………………………………………………………… 109
9. Hábitos do Sono em Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hipera-
tividade e Desempenho Escolar
Carlos Eduardo Ciacco
Maria-Raquel G. Silva
Maria Helena Cirne de Toledo ……………………………………………………………….119
Avaliações
Não há avaliações ainda.