O livro propõe apresentar temáticas intrínsecas aos processos educacionais e seus atores. Os artigos apresentam, mais do que ideias e propostas transformadoras e inovadoras, conceitos e tecnologias emergentes, reflexões a respeito das condições existentes e de como dar resposta efetiva a desafios que se colocam à prática de educar e cenários complexos e desafiadores. Escrevem nesta obra: Adimar Barreto de Melo, Ana Paula Antunes Alves, Diosnel Centurion, Fátima Paiva Coelho, Fernanda Cristina Guedes Morgado, Francineia Sousa dos Santos, Gecylene Pavão Almeida de Castro, Jenilce Pavão Almeida, João Manuel Casanova de Almeida, Josiane Gomes Lima, Letícia Miguel Tyski, Marcos Ronilson do Nascimento, Maria Luísa Saavedra, Maria Tereza Romano Ventura, Maria-Raquel G. Silva, Orlando Fragata, Pedro Alexandre da Cunha Reis, Raimunda Maria Nunes Oliveira e Zeneide Luiza Leite Moreira.
Paulo Sérgio de Araújo – Organizador
Doutorando em Ciências da Informação. Mestre em Ciências da Religião. Professor no Ensino Superior de Filosofia. Gestor de projetos e inovação na Secretaria de Educação de Betim.
Luís Borges Gouveia – Organizador
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Doutor em Ciências da Computação. Mestre em Engenharia Eletrônica e de Computadores.
Fátima Paiva Coelho – Organizadora
Doutora em Psicopedagogia e Educação Especial, Docente da Universidade Fernando Pessoa.
Sumário
Prefácio…………………………………………………………………………………………………7
Sobre os organizadores………………………………………………………………………….11
1. A Formação de Professores para uma Educação Inclusiva
Zeneide Luiza Leite Moreira
Ana Paula Antunes Alves……………………………………………………………………….15
2. A Gestão Escolar Democrática no Desenvolvimento de Políticas Educacionais
Jenilce Pavão Almeida
Maria-Raquel G. Silva…………………………………………………………………………..29
3. A Inclusão dos Saberes Tradicionais Ciganos na Escola: uma proposta de intervenção
Marcos Ronilson do Nascimento
Maria Tereza Romano Ventura………………………………………………………………..39
4. A Importância da Gestão Escolar Participativa para a Reconstrução de um Projeto Político Pedagógico (PPP)
Gecylene Pavão Almeida de Castro
Pedro Alexandre da Cunha Reis……………………………………………………………..51
5. As Dificuldades de Aprendizagem no Processo da Leitura e da Escrita: a dislexia em idade escolar
Francineia Sousa dos Santos
Maria Luísa Saavedra……………………………………………………………………………61
6. Coordenação Pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas escolas
Raimunda Maria Nunes Oliveira
Orlando Fragata …………………………………………………………………………………..77
7. Didática, Método de Ensino-Aprendizagem: conceitos
Adimar Barreto de Melo
Diosnel Centurion…………………………………………………………………………………91
8. A Percepção dos Professores sobre a Formação e a Prática para o Atendimento aos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais
Letícia Miguel Tyski
Fátima Paiva Coelho…………………………………………………………………………….101
9. As Salas de Recursos Multifuncionais na Educação Infantil
Josiane Gomes Lima
Fátima Paiva Coelho……………………………………………………………………………..115
10. O Professor e suas Influências nas Atitudes Inclusivas
Fernanda Cristina Guedes Morgado
João Manuel Casanova de Almeida…………………………………………………………12
Avaliações
Não há avaliações ainda.